22 DE NOVEMBRO: DIA DO MÚSICO

Dia do Músico é comemorado no mesmo Dia de Santa Cecília, Padroeira dos Músicos e da Música Sacra. De origem italiana, Santa Cecília é muito venerada pelos católicos no Brasil

Desde o século XV, Santa Cecília é considerada a padroeira da música sacra. A tradição diz que, ao ser martirizada pelos romanos, ela teria cantado a Deus. Não se tem muitas informações sobre a sua vida. Seus registros remontam ao século V, d.C.

Cecília é a santa que mais tem basílicas em Roma e foi uma das mais veneradas na Idade Média.

Santa Cecília foi a primeira a ter seu corpo encontrado por escavações incorrupto, no ano de 1599, mesmo depois de tantos séculos. Ao ver seu corpo na mesma posição que foi enterrado, o escultor Stefano Maderno reproduziu em finíssimo mármore, em tamanho natural. A escultura se encontra na Igreja de Santa Cecília em Trastevere, Roma, Itália.

Compositores eruditos importantes, como Henry Purcell, Georg Friedrich Händel e Benjamin Britten escreveram composições em sua honra. Ela também apareceu em poesias de John Dryden, Alexander Pope e W. H. Auden, e músicos populares também fizeram referência a ela, como Paul Simon, David Byrne, Brian Eno e Dave Grohl.

Neste dia 22 de novembro, só temos a dizer: obrigado e parabéns aos músicos!

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos