PALÁCIO DA LIBERDADE: ENCONTRO COM EDUCADORES

Buscando a troca de saberes e a ampliação de repertórios culturais, a experiência da visitação educativa e escolar no Palácio da Liberdade tem início com o Encontro com Educadores: ampliando repertórios culturais. Nesse encontro, dividido em duas etapas, professores e demais educadores são instrumentalizados para protagonizar a mediação da visita.  A presença nas duas etapas do encontro é indispensável para o agendamento da visita educativa e escolar. A visita é destinada à turmas a partir do Ensino Fundamental I.

A primeira etapa, com duração de quatro horas, acontece no auditório do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA-MG (Rua Aimorés, n. 1697, 1º andar, Lourdes). Os participantes vivenciam dinâmicas que sensibilizam, estimulam e valorizam a apropriação da cidade, o diálogo com os conceitos da educação para o patrimônio e a reflexão sobre a memória individual e coletiva. O material educativo distribuído possibilita que os professores e educadores criem ou escolham eixos temáticos propositivos para leituras do Palácio da Liberdade e de seu acervo. Independente de quais disciplinas ministrem, o material serve de apoio não só para a mediação da visita, mas, também, para o uso na pré e na pós-visita educativa e escolar.

Já a segunda etapa possui duas horas e acontece no Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/n, Savassi), onde é realizada uma ambientação anterior à visitação educativa e escolar. O enfoque é na prática da mediação, uma vez que os próprios professores e educadores serão os protagonistas das visitas com  seus alunos. A ideia é fazer do Palácio da Liberdade, e da relação dele com o entorno e com a cidade, um lugar de aprendizagens culturais, onde conteúdos transversais e variados possam ser descobertos ou redescobertos durante a visita.

Um certificado de participação será emitido ao final do “Encontro com Educadores: ampliando repertórios culturais”.

O educador só  poderá visitar o local com seus alunos se participar dos dois dias de atividades, integralmente.

Cada educador, após participar do Encontro com Educadores, pode realizar somente um agendamento para a visitação educativa ou escolar ao Palácio da Liberdade. 

 INFORMAÇÕES GERAIS

 O quê? Encontro com Educadores

 Onde? Auditório do IEPHA/MG (Rua Aimorés, n. 1697, 1º andar, Lourdes)

Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários)

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos