24 DE AGOSTO É DIA DO ARTISTA. COMEMORE!

É no dia 24 de agosto que o Brasil comemora o Dia dos Artistas. Agosto é também o mês de nascimento do Patrono das Artes do Brasil, o mineiro Aleijadinho, considerado como um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos. 

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, nasceu em Ouro Pretono dia 29 de agosto de 1730, vindo a falecer na mesma cidade no ano 1814. Com reconhecimento internacional, Aleijadinho foi um artista completo, atuando como escultorentalhador e arquiteto no Brasil colonial.

Mas hoje, dia 24 de agosto, é dia de celebrar aqueles que contribuem com seu dom para fazer esse mundo melhor, com mais alegria, sentimento, sensibilidade, delicadeza e beleza. 

A arte é uma das mais sublimes manifestações humanas. A palavra tem origem no latim “ars”, significando técnica e/ou habilidade, sendo uma manifestação de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, que podem ser: desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro, cinema, fotografia, ou também em suas variadas combinações, como o teatro, que traz a pintura em seus cenários, a literatura em seus textos, a música em suas trilhas sonoras, entre várias outras formas de expressão artística. É por meio da arte que o artista se manifesta e se posiciona no mundo. 

E os artistas podem passar sua mensagem de esperança e fé ao público por meio de seu dom, sua linguagem, tendo cada um a liberdade de criar e recriar seu fazer artístico, pois ele é espontâneo, natural, não conhece limites, idiomas ou fronteiras. 

Artistas que nunca se viram e falam idiomas diferentes são capazes de tocar uma música juntos, de interpretarem uma cena de teatro, pintarem um quadro simultaneamente, dialogando apenas por meio da arte. Por isso ela é tão fascinante.

Nos grandes momentos de crise no mundo, sempre os povos se recorrem à arte. Isso pode ser facilmente identificado nos dias atuais, com o isolamento social imposto pela pandemia. Se não fosse a arte, os filmes, os livros, as músicas, entre tantas outras expressões artísticas, o tempo de reclusão teria sido muito mais difícil de ser suportado e superado por todos nós.

Então, hoje é dia de aplaudir e reverenciar aqueles que fazem esse mundo mais colorido, bonito, alegre e inspirado: hoje é o Dia do Artista. Uma salva de palmas para todos os artistas do Brasil e do mundo!

(Na foto, Alex Teixeira, cantor, produtor cultural e analista de contratos da APPA (Crédito: Gabriela Oliveira)

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos