SEMANA DE MODA E CULTURA DESTACA OS ESTILOS MINEIROS E OS DIÁLOGOS COM MÚLTIPLAS ARTES

Com desfile, exposições, cinema, oficina, roda de conversa, palestra e outras atividades, programação acontece em vários equipamentos espalhados pelo Circuito Liberdade


Semana de Moda e Cultura no Circuito Liberdade

Data: 20/10 a 31/10

 Horários: Variáveis

Locais: Casa Fiat de Cultura, Centro de Arte Popular, Espaço do Conhecimento UFMG, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Museu dos Militares Mineiros, Museu Mineiro, Palácio da Liberdade, Palácio das Artes, Ponto Cultural CDL e SESI Museu de Artes e Ofícios

Classificações indicativas: Variáveis

Informações para o público: (31) 3236-7307 /www.fcs.mg.gov.br 

Informações para a imprensa:

Lucas Oliveira | (31) 3236-7378 | (31) 98592-2377 |

lucashenriquegomesdeoliveira@gmail.com


Funny Face (Crédito: Stanley Donen)

“A vida vem em ondas, como o mar”, decretou o poeta Vinicius de Moraes. Em Minas Gerais, no casamento entre o Barroco e o Modernismo, a vida vem também na insustentável leveza do rococó, nas curvas femininas de Oscar Niemeyer e das montanhas. Em Minas tudo está na onda, tudo está na Moda. O mais recente exemplo de Moda, com M de Minas, acontece do dia 20 ao dia 31 de outubro no quadro da “Semana de Moda e Cultura no Circuito Liberdade”. Uma semana recheada de programação em diferentes espaços: sala de cinema, salas de exposições e em rodas de conversa.

O estilo mineiro sobe à passarela, com os principais designers de Minas Gerais, na quarta edição do desfile da Associação de Criadores de Moda de Minas Gerais (A.CRIEM). Com a temática “Moda, Arte & Ofício”, abordando a paixão pelo ofício, o evento acontece dia 20 de outubro, às 19h, no Palácio da Liberdade. Uma parceria da SECULT, Fundação Clóvis Salgado, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com a Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.Criem). O “stylist” e “publisher” Giovanni Frasson comanda a direção criativa do desfile. Nada menos que o espírito de Minas, na passarela; em roupas, acessórios e estilos autorais; a partir de histórias pessoais e de nossa rica herança cultural. Moda que não é só Moda, mas também Arte e Indústria, emprego e renda, o melhor exemplo de Economia Criativa, costurada por mestres responsáveis pelo aclamado jeito mineiro de ser. As ações integram o programa “Passarela Liberdade”, parceria vitoriosa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Exposição Nó o enlace da renda e da chita na Casa Fiat de Cultura (Crédito: Ilana Lansky)

Programação – Entre as várias atrações da “Semana de Moda e Cultura no Circuito Liberdade”, destaque para a exposição “Nó – o enlace da Renda e da Chita”, na Casa Fiat de Cultura, até o dia 1º de dezembro, onde renda e chita entrelaçam os fios da identidade brasileira e bordam o legado ancestral nas tramas de uma e nos floridos da outra.

Do dia 17 ao dia 23 de outubro, durante a temporada da ópera “Nabucco”, exibição de figurinos de outras obras compostas por Giuseppe Verdi e apresentadas no Palácio das Artes. As suntuosas peças, das óperas “Aida” (2001/2002/2008) e “Rigoletto” (2014), foram criados pelo Centro Técnico Produção e Formação da Fundação Clóvis Salgado e estarão expostas no hall de entrada do Palácio das Artes.

Dia 20 de outubro, um programa tão lúdico quanto original, a “Oficina de Confecção de Bonecas Abayomi”, no Espaço do Conhecimento UFMG, Praça da Liberdade.

Dia 21 de outubro, até 21 de novembro, a exposição “A História da Moda através dos séculos”, na Biblioteca Pública Estadual. Acervo do setor de Coleções Especiais, composto por obras do século XVII ao século XXI. Entre elas, destaque, por sua beleza e raridade, as de autoria de Jacques Charles Bar, a “Coleção de todas as Vestimentas das Ordens Religiosas e Militares: com um Resumo Histórico e Cronológico, enriquecido de notas e pranchas coloridas (1778-1791)”, além das aquarelas de Francisco Julião (1740-1811): “Riscos Illuminados de Figurinhos de Brancos e Negros dos Uzos do Rio de Janeiro e Serro do Frio (século XVIII)”.

Ópera Aida (Crédito: Paulo Lacerda)

Já no dia 22, das 14h às 17h, a oficina gratuita “Insight Criativo a partir de acervos bibliográficos de moda”, também na Biblioteca Pública Estadual, com vagas limitadas a 30 pessoas.

Dia 23 de outubro, às 20h, no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes, um dos mais charmosos retratos da Moda no Cinema: “Cinderela em Paris” (Funny Face, Stanley Donen, EUA, 1957), com o fotógrafo de modas Dick Avery (Fred Astaire) eternizando a elegância e a beleza de Jo Stockton (Audrey Hepburn), nos anos dourados da mais bela cidade do mundo. Imperdível e raríssima oportunidade de assistir Cinema, no cinema, com entrada gratuita.

No capítulo rodas de conversa, ainda dia 23 de outubro, das 10h às 12h, “Entendendo a Sustentabilidade nos dias de Hoje”, na Sala Multiuso, também no Espaço do Conhecimento UFMG. Do dia 19 ao dia 27 de outubro, das 18h às 22h, “Registros sobre a Moda e o Vestir em Minas”, fotos antigas do acervo do Arquivo Público Mineiro (APM), sempre no Espaço do Conhecimento. Dia 24 de outubro, às 19h, a palestra e mostra “Modelando e Costurando histórias de mulheres empreendedoras: a história do Corte Centesimal”, com Carolina Franco, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Praça da Liberdade.

Por fim, as exposições permanentes nos espaços do Circuito Liberdade que destacam o tema: Centro de Arte Popular, com bonecas do Vale do Jequitinhonha; o SESI Museu de Artes e Ofícios e seu acervo de 2.500 objetos, incluindo aqueles de fiandeiras, rendeiras, tecelãs, alfaiatas e bordadeiras; o Ponto Cultural CDL e a exposição “O comércio e a Cidade”; o Museu dos Militares Mineiros, com a exposição permanente: “A Evolução dos Uniformes Militares de Minas Gerais” e o Museu Mineiro, apresentando coletânea de ações relacionadas à Moda.

Oficina Confecção de Bonecas Abayomi (Créditos Ana Valvassori – Divulgação Espaço do Conhecimento UFMG)

CIRCUITO LIBERDADE – O Circuito Liberdade conta com 35 equipamentos integrados, reunindo diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos espaços do Circuito buscam o desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades. O Circuito Liberdade tem gestão da Fundação Clóvis Salgado, uma autarquia da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete, entre outros diversos equipamentos. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos