INSPIRADOS EM LENDAS LATINO-AMERICANAS, FORMANDOS DO CURSO DE TEATRO DO CEFART APRESENTAM A PEÇA “TERRENO BALDIO”

Espetáculo fica em cartaz no Teatro Francisco Nunes, de 18 a 22 de dezembro; Montagem terá sessão especial no Centro de Arte Suspensa e Armatrux, em Nova Lima


Terreno Baldio – Espetáculo de Formatura da Escola de Teatro do Cefart

Datas: 15 (em Nova Lima), 18,19,20,21 e 22 de dezembro

Horários: quarta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Em Nova Lima, às 14h

Locais: Teatro Francisco Nunes

(Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, BH)

Centro de Arte Suspensa e Armatrux

(Rua Himalaia, 69, Vale do Sol, Nova Lima)

Classificação indicativa: 16 anos

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7307 / www.fcs.mg.gov.br

Informação para a imprensa:

Arthur Santana | (31) 3236-7377 | (31) 98325-9162 |

arthur.santana@fcs.mg.gov.br


Teatro Noturno Cefart (Crédito: Paulo Lacerda)

A Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), apresenta o espetáculo “Terreno Baldio”. A peça,  que narra a história de duas meninas em uma jornada em busca de uma mulher-peixe, marca a formatura da turma da noite do Curso Técnico em Teatro do Cefart. As apresentações ocorrerão nos dias 15, 18, 19, 20, 21 e 22 de dezembro, às 20h, de quarta a sábado, e às 19h no domingo, no Teatro Francisco Nunes. No dia 15, haverá uma montagem especial no Centro de Arte Suspensa e Armatrux, em Nova Lima, às 14h. A classificação indicativa é de 16 anos e a entrada é gratuita.

O texto, criado por Anderson Feliciano, é inspirado no mito de Sikán e na lenda da mulher-peixe. Sikán, uma princesa, ia todos os dias ao rio buscar água e, em uma dessas idas, encontra um peixe sagrado. Nesse encontro, a criatura compartilha um segredo com ela, que é advertida pelo pai a não revelá-lo. No entanto, ela desobedece e acaba morrendo. A outra história descreve o desejo de um casal que não consegue ter filhos. O homem, uma figura rica, promete dividir suas riquezas com o povo caso sua esposa engravide. Quando ela finalmente dá à luz, ele joga a filha no rio, para não ter que abrir mão de seus bens. A lenda conta que a cidade onde viviam é inundada, e, anos depois, uma criatura metade mulher, metade peixe, é avistada no local onde seria a casa da família.

“Terreno Baldio” aproxima ambas as narrativas, sendo a mulher-peixe a fonte do segredo que as duas meninas buscam. Feliciano destaca que, de maneira geral, a produção tem a busca por um ideal como fio condutor. “A obra fala sobre a busca, sobre o desejo de encontrar ou inventar um outro mundo, um espaço-tempo onde possamos viver a plenitude, sem medo, sem violência”, pontua o dramaturgo.

O espetáculo “Terreno Baldio” é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Prefeitura de Nova Lima e Fundação Clóvis Salgado. A ação é viabilizada por meio do Termo de Fomento 010/2024 entre a Fundação Clóvis Salgado e a Prefeitura de Nova Lima e por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

Teatro Noturno Cefart (Crédito: Paulo Lacerda)

Processo colaborativo – No último ano do curso de teatro, os estudantes vivenciam a montagem de um espetáculo teatral, concluindo o processo de ensino e aprendizagem do curso técnico. A escolha dos diretores é feita com a participação dos discentes, de acordo com o perfil de cada turma. Para o ano de 2024, foram escolhidos o dramaturgo Anderson Feliciano e a diretora Lira Ribas.

A diretora destaca a participação dos alunos do curso de teatro no desenvolvimento da produção. “Eu acredito muito na construção do ator criador, que ajuda a construir a narrativa, seja por meio do corpo ou da palavra. Os alunos estiveram sempre presentes em exercícios com Anderson ou comigo. No início do processo, pensamos em histórias individuais ou relações que eles trouxeram, até que isso se transformou em uma única história: a da mulher-peixe”, conta Ribas.

Teatro Noturno Cefart (Crédito: Paulo Lacerda)

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 40 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todas as pessoas.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos

Nota Oficial: Adequação de Relatórios à LGPD

A APPA Cultura & Patrimônio, associação de fins não econômicos, detentora dos títulos de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e OS – Organização Social, reafirma seu compromisso institucional com a publicidade e a transparência das informações constantes em seus relatórios.

 

No entanto, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nossos relatórios estão temporariamente fora do ar enquanto realizamos as adequações necessárias. Essas medidas visam garantir a proteção, a segurança e a privacidade das informações de todos os nossos parceiros, colaboradores e público, alinhando-se às exigências legais e regulamentares.

 

A suspensão temporária reforça nosso compromisso com uma governança ética e em conformidade com a legislação vigente, preservando tanto a integridade dos dados quanto a confiança de nossos parceiros e do público.

 

Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos ou informações adicionais. Para entrar em contato, utilize o e-mail grc@appa.art.br.

 

APPA Cultura & Patrimônio