Prazo para inscrições vai de 11 a 16 de março; vagas são para atividades dos meses de abril a dezembro de 2025, em nove grupos da Escola de Música
Processo Seletivo para Vagas Remanescentes | Grupos Musicais da Escola de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado
Inscrições: 11 a 16 de março de 2025
Inscrições habilitadas: 18 de março de 2025, a partir das 18h, no site da
FCS (https://fcs.mg.gov.br/formacao/#inscricoes)
Recursos: De 18 de março até as 23h59 do dia 19 de março de 2025, pelo e-mail
selecaocefart@palaciodasartes.com.br
Matrícula: De 7 a 9 de abril de 2025
Início das aulas: A partir do dia 14 de abril de 2025 (de acordo com o horário das aulas de
cada curso ofertado)
A Fundação Clóvis Salgado (FCS) anuncia a abertura de inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes nos grupos musicais da Escola de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart (FCS). São 172 vagas, distribuídas em 9 (nove) diferentes grupos musicais da escola, com início das aulas previsto para abril de 2025. Todas as atividades, bem como o processo seletivo, são oferecidas de forma gratuita, e o prazo para inscrições têm início no dia 11/3 (terça-feira), se estendendo até 16/3 (domingo). O processo seletivo para todos os grupos é composto por uma única etapa de entrevista presencial e prova prática. O calendário completo, os formulários de inscrição e o edital estão disponíveis no site da Fundação Clóvis Salgado.
As práticas de conjunto serão ofertadas na modalidade presencial. Eventualmente, os cursos poderão utilizar-se da metodologia e plataforma de ensino remoto (on-line) do Cefart, sempre de forma complementar. Dúvidas, pedidos de recurso e outras demandas referentes ao Processo Seletivo podem ser encaminhadas ao email selecaocefart@palaciodasartes.com.br.
O “Processo Seletivo de Novos Estudantes dos Cursos Regulares do Cefart” é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. A ação é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo Fredizak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.
A exposição Sobre Tons “O Som que Ressoa em Mim Foi meu Ancestral que Tocou” e “Olhares de Dentro: Patrimônio Afro-mineiro em Perspectiva” é realizada pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e Fundação Clóvis Salgado. A ação é viabilizada pelo Programa Sobre Tons do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo Fredizak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.
Oportunidades diversas – São oferecidas vagas nos seguintes grupos:
Coro Sinfônico – 43 vagas
– Sopranos: 12 vagas
– Altos e mezzos: 10 vagas
– Tenores : 11 vagas
– Baixos e barítono – 10 vagas
Orquestra de Cordas – 17 vagas
– Violinos – 6 vagas
– Violas – 4 vagas
– Violoncelos – 4 vagas
– Contrabaixos – 3 vagas
Grupo de Percussão – 5 vagas
– Xilofone ou vibrafone: 2 vagas
– Percussão: 3 vagas
Banda Sinfônica – 43 vagas
– Flauta: 4 vagas
– Oboé: 2 vagas
– Fagote: 2 vagas
– Clarinete: 8 vagas
– Clarone: 2 vagas
– Sax-barítono: 2 vagas
– Sax-tenor: 2 vagas
– Trompa: 4 vagas
– Trompete: 3 vagas
– Trombone: 2 vagas
– Bombardino: 2 vagas
– Tuba: 2 vagas
– Percussão: 4 vagas
– Teclados (xilofone, glockenspiel, marimba, etc): 2 vagas
– Contrabaixo: 2 vagas
Big Band – 24 vagas
– Contrabaixo: 2 vagas
– Guitarra: 2 vagas
– Bateria: 2 vagas
– Percussões: 2 vagas
– Saxofone tenor: 2 vagas
– Saxofone alto: 2 vagas
– Saxofone barítono: 2 vagas
– Trompete: 2 vagas
– Trombone: 2 vagas
– Piano – 2 vagas
– Cantor: 2 vagas
– Cantora: 2 vagas
Grupo de Choro – 28 vagas
– Violão 7 cordas: 2 vagas
– Cavaquinho: 2 vagas
– Contrabaixo: 2 vagas
– Pandeiro: 2 vagas
– Piano: 2 vagas
– Bandolim: 2 vagas
– Violino: 2 vagas
– Viola de orquestra: 2 vagas
– Sopros: 8 vagas
– Harmônica: 2 vagas
Camerata de Violões
– Violão: 4 vaga
Grupo de Clarinetes
– Clarinete: 5 vagas
Grupo de Violoncelos
– Violoncelo: 3 vagas
CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador programa pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos já foram formadas ao longo da trajetória da instituição, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Palácio da Liberdade, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes, Palácio da Liberdade e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todas as pessoas.
Texto: Fundação Clóvis Salgado