Em parceria com a Appa – Arte e Cultura, a Fundação Clóvis Salgado abre inscrições para cursos destinados a professores de ensino das Artes. A oferta é realizada por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, e contempla seis diferentes oficinas gratuitas. As inscrições podem ser feitas por meio do Sympla, e possuem datas de encerramento conforme cada curso:
Oficina “Desenvolvimento do Pensamento Crítico Através da Arte”
Pretende oferecer ferramentas para os professores da educação básica desenvolverem práticas de pensamento crítico através da arte a partir dos seus componentes curriculares. Nesse sentido, serão apresentadas algumas rotinas de pensamento com obras de arte e suas possibilidades para o desenvolvimento das capacidades de observar, descrever, raciocinar com evidências, questionar e investigar, tendo como ponto de partida a reflexão de uma obra de arte em exposição nas Galerias da FCS.
Se inscreva aqui
Oficina “Outros Modos de Ver uma Imagem”
Consiste em estudos e conversas sobre leitura de imagem, abordagem sobre mediação educativa e cultural e experimentações com imagens multissensoriais.
Se inscreva aqui
Oficina “Visualidades para além: pensando a inclusão das pessoas do Espectro Autista (TEA)”
Consiste em relacionar a visualidade e o trabalho que pode ser feito com pessoas do Espectro Autista (TEA) a partir das especificidades dessa neurodiversidade, relacionando à forma de pensar e sentir o mundo.
Se inscreva aqui
Oficina “Verbete e Individualidade”
Abordará a Arte Contemporânea e suas diversas possibilidades, levando em consideração as vivências dos alunos, transformando-as em materiais criativos e afetivos para o desenvolvimento de Verbetes. Uma maneira simbólica de “traduzir” ou, até mesmo, “explicar” a vida e nossas experiências através do uso de imagens, texturas e palavras.
Se inscreva aqui
Oficina “Criatividade, arte e educação: fazeres e trocas”
Esta oficina tem como objetivo “proporcionar um espaço de trocas, de vivências e de experimentações no campo da arte, da criatividade, além de possibilitar reflexões acerca do processo de construção do conhecimento em Arte.
Se inscreva aqui
Oficina “Mini-zine”
Propõe a criação de fanzines com experimentações estéticas, transformando esse objeto de comunicação em uma prática pedagógica e artística. Será conduzido em duas etapas, a primeira com apresentação sobre as origens das primeiras fanzines e contextos históricos e a segunda parte prática, com a elaboração de pequenas zines utilizando apenas uma folha A4.