Maior complexo cultural, turístico, educativo e criativo da América Latina anuncia novidades no seu endereço virtual, democratizando o acesso à arte, história e patrimônio
O Circuito Liberdade, maior complexo cultural e turístico da América Latina, prossegue a celebração de seus 15 anos com o lançamento do Circuito Liberdade Virtual, portal inovador para transformar a experiência do público através da arte, da cultura e do turismo. O ato simbólico de lançamento aconteceu no dia 19 de fevereiro, às 14h, na Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte.
Intuitivo, o site propõe um tour virtual e multimídia, com vídeos, notícias semanais e dicas de passeio, em uma identidade visual inspirada na cartografia da capital mineira. A iniciativa visa aprimorar o acesso à programação do Circuito, ao patrimônio cultural e promover a democratização da cultura em Minas Gerais e além de suas fronteiras.
O Portal Circuito Liberdade Virtual é um marco na trajetória do complexo, que reúne 35 equipamentos culturais, turísticos e educacionais. A plataforma foi desenvolvida com foco na acessibilidade e inclusão, oferecendo recursos como tradução automática para Libras, ajustes de contraste, tamanho de fontes e uma régua de leitura para facilitar a navegação. O site está disponível em três idiomas (português, espanhol e inglês), ampliando seu alcance internacional, promovendo o turismo mineiro.
O projeto do portal segue a nova identidade de marca do Circuito Liberdade e é inspirada na cartografia de Belo Horizonte, refletindo a energia e a diversidade do complexo, enquanto o sistema dinâmico garante que a programação esteja sempre com informações atualizadas. Outra novidade é o tour aéreo e externo, que propõe ao usuário sobrevoar virtualmente os equipamentos e aterrissar no seu entorno, visualizando os prédios por fora. Nessa navegação, os visitantes podem explorar os espaços do Circuito de forma ampla, o que valoriza o patrimônio cultural e facilita o planejamento de visitas presenciais.
Participação da APPA
A APPA foi correalizadora do projeto, que contou com recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Copasa. A companhia patrocinadora reafirmou a importância de apoiar a iniciativa. “O patrocínio de projetos, como o Circuito da Liberdade Virtual, está totalmente alinhado com o compromisso da Copasa de gerar valor, de forma sustentável, referenciando a ressignificação histórica e social, aproximando o público do maior complexo cultural de Minas Gerais”, afirmou Guilherme Augusto Duarte de Faria, diretor-presidente da instituição.
Para Xavier Vieira, presidente da APPA, o novo portal tem o importante papel de otimizar e fomentar as conexões entre o público e a programação dos espaços do Circuito. “Ocupar os ambientes digitais é um caminho inevitável para democratizar e fomentar o acesso aos equipamentos físicos, induzindo o turismo de maneira coordenada com a mensuração dos impactos e dos resultados das ações executadas pelos diversos espaços”.
O endereço virtual do complexo passa a ser circuitoliberdade.com.br
Inovação por muitas mãos
Os primeiros passos foram dados ainda em 2024, quando a Fundação Clóvis Salgado entendeu que, para comunicar o novo posicionamento do Circuito Liberdade, era necessário uma nova identidade visual e um novo projeto de comunicação. O renomado estúdio Hardy Design assinou o projeto, e ficou responsável também pela arquitetura do novo endereço eletrônico e pelo design de interface – garantindo uniformidade nas ações que integram a celebração dos 15 anos do complexo.
Diversos outros profissionais constituíram um corpo técnico e gerencial capacitado para dar vida ao Circuito Liberdade Virtual. Também foi criada uma equipe multidisciplinar com gestores culturais, consultores de tecnologia, empresas de hospedagem e registro, além de um time dedicado à apuração, pesquisa, produção de conteúdo, atualização dos registros fotográficos e profissionais voltados à divulgação do novo portal. Tudo isso com o intuito de disponibilizar, no espaço imersivo, informações atuais, úteis e fundamentais para uma navegação dinâmica, intuitiva, responsiva e simples, em uma tecnologia moderna, que garante, também, a acessibilidade.
O projeto Circuito Liberdade Virtual é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, da Fundação Clóvis Salgado e do Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Cultura & Patrimônio. O patrocínio é da Copasa. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. Governo Federal – União e Reconstrução.
com informações da Fundação Clóvis Salgado