Equipes de “A Nossa História de Amor” e “O Mundo dos Sonhos” estarão presentes na exibição
Sessão de Curtas “O Amor é Feito de Sonhos”
Data: 11 de fevereiro
Horários: 19h
Local: Cine Humberto Mauro
(Avenida Afonso Pena, 1537, Centro)
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de meia hora antes do início da sessão
Informações para o público: (31) 3236-7307 / www.fcs.mg.gov.br
Informação para a imprensa:
Arthur Santana | (31) 3236-7377 | (31) 98325-9162 |

Celebrando o amor e as descobertas em diferentes momentos da vida, o Cine Humberto Mauro apresenta a sessão de curtas “O Amor é Feito de Sonhos”, no dia 11 de fevereiro, às 19h. A exibição traz as obras”A Nossa História de Amor”, dirigida por Alisson Resende e produzido em Divinópolis, e “O Mundo dos Sonhos”, dirigida por Leandro Wenceslau. Após as exibições, o público poderá participar de um debate com os realizadores, refletindo sobre os temas abordados e os processos criativos das produções. A sessão é gratuita, com retirada de ingressos a partir de meia hora antes do início das sessões.
O filme “A Nossa História de Amor”, ainda inédito, já recebeu dois prêmios de Melhor Filme LGBTQIA+ nos prestigiados festivais “New York International Film Awards” e “Hollywood Best Indie Film Awards”. A produção é uma celebração ao amor universal, sem barreiras ou gêneros. A história retrata o amor entre dois homens, que venceu os obstáculos do tempo, apesar de todas as dificuldades existentes. Em seu elenco, estão o ator divinopolitano Arthur Jacques, o carioca Alê e o belorizontino Carlos Nunes.
A obra, que teve seu lançamento recente no Teatro Usina Gravatá, foi produzida no município de Divinópolis. A locação foi uma casa na montanha pertencente ao renomado pianista Túlio Mourão, local onde já frequentaram grandes artistas como Milton Nascimento. A trilha sonora é assinada pelo também premiado músico Gê Lara, que teve sua estreia no cinema, assinando pela primeira vez a composição musical de um filme.

Em “O Mundo dos Sonhos”, de Leandro Wenceslau, Haniel, um garoto de 17 anos em fase de autodescoberta, enfrenta a intolerância de seu pai ao ser submetido a um tratamento com um aparelho de leitura de sonhos. Este curta foi contemplado pelo Edital BH nas Telas 2020, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
A Sessão de Curtas “O Amor é Feito de Sonhos” é realizada pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. A ação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo Fredizak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

CINE HUMBERTO MAURO – Um dos mais tradicionais cinemas de Belo Horizonte, foi inaugurado em 1978. Seu nome homenageia um dos pioneiros do cinema brasileiro, o mineiro Humberto Mauro (1897-1983), grande realizador cinematográfico. Com 129 lugares, possui equipamentos de som Dolby Digital e para exibição de filmes em 3D e 4K. Nestes mais de 45 anos de existência, a Fundação Clóvis Salgado tem investido na consolidação do espaço como um local de formação de novos públicos a partir de programação diversificada, bem como através da criação de mecanismos de estímulo à produção audiovisual, com a realização do tradicional FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, e o Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento. O Cine Humberto Mauro também é um importante difusor do conhecimento ao promover cursos, seminários, debates e palestras. Sessões permanentes e comentadas também têm espaço cativo a partir das mostras História Permanente do Cinema, Cinema e Psicanálise, Curta no Almoço, entre outros. Todas as atividades do Cine Humberto Mauro são gratuitas.
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Palácio da Liberdade, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes, Palácio da Liberdade e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todas as pessoas.
Texto: Fundação Clóvis Salgado