O projeto “Arte nas Águas de Minas” acaba de lançar seu site oficial: No endereço virtual, é possível saber mais sobre os artistas participantes da primeira etapa, conhecer a proposta curatorial, conferir as fotos e os documentários produzidos em cada cidade, além de ter acesso à ficha técnica completa do projeto. O conteúdo pode ser acessado em artenasaguasdeminas.com.br.
A primeira rodada de cidades contempladas foi encerrada no dia 20 de março, com a inauguração das pinturas de Coronel Fabriciano. De outubro de 2024 a março de 2025, o projeto transformou unidades da Copasa de seis localidades mineiras, somando 2.260 m² de pinturas artísticas, realizadas por 18 artistas brasileiros. Foram 12 artistas locais, selecionados por editais públicos, e seis artistas nacionais, convidados pela curadoria de Juliana Flores, da Pública Arte. Todos os trabalhos tiveram como norte temático a água e a conscientização ambiental, mostrando a potência da cultura como ferramenta de transformação social.
O novo endereço virtual conta com conteúdo multimídia e propõe ser uma verdadeira vitrine digital dos painéis de graffiti que agora colorem a paisagem urbana no interior de Minas. Em breve, o endereço eletrônico vai contemplar as pinturas dos seis municípios que vão compor a segunda etapa do projeto e que serão anunciadas em breve.
Próximos passos
O formato da próxima etapa, que acontecerá entre maio e setembro, será o mesmo da primeira: um artista nacional convidado da curadoria e dois locais, selecionados por edital, transformarão uma unidade da Copasa com muitas cores, traços e mensagens.
Ao fim desta jornada, todos os artistas participantes vão apresentar novos trabalhos em uma grande exposição no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, entre outubro e novembro.
O projeto Arte nas Águas de Minas é realizado pelo Ministério da Cultura e pela APPA – Cultura & Patrimônio. O patrocínio é da Copasa. Viabilizado pelo Governo Federal – União e Reconstrução, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Com informações da assessoria de imprensa do projeto.