Visitação Escolar ao Palácio da Liberdade
(Crédito: Filipe Matos)
Neste Mês das Crianças, queremos apresentar a vocês um braço importante das ações da APPA: a educação patrimonial. Para nós, a participação crescente e diversificada de crianças e adolescentes nos espaços culturais é imprescindível.
Sempre alinhadas às demandas da comunidade, ações dessa natureza conseguem fomentar e expandir junto aos estudantes e aos professores uma noção de patrimônio cultural como algo próximo e que faça sentido em suas experiências de vida.
Desse modo, nossos Programas Educativos disponibilizam ferramentas didáticas, criam conteúdo audiovisual, capacitam professores e organizam visitações escolares. Recentemente, a APPA também lançou um aplicativo que possibilita maior interação entre público infanto-juvenil e o bem cultural.
Patrimônio em Realidade Aumentada: a “Turminha da Liberdade”
O novo aplicativo de visitação do Palácio da Liberdade promete trazer mais interatividade para o público. Batizada de Turminha da Liberdade, a ferramenta conecta as novas gerações com a história mineira, facilitando a visita ao espaço. Focado na educação patrimonial, o aplicativo também possui uma versão para ser utilizada em casa.
Com a nova ferramenta desenvolvida pela APPA – Arte e Cultura, no âmbito do Termo de Parceria firmado com o Iepha-MG, a visitação ao Palácio ficou mais lúdica e interativa. Utilizando Realidade Aumentada, o app já pode ser baixado nos celulares que utilizam o sistema Android.
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Programas Educativos: da preparação do professor à visita escolar
Pensando na formação das novas gerações, a APPA – Arte e Cultura atua diretamente com educação patrimonial por meio dos seus Programas Receptivos e Educativos: na Fazenda Boa Esperança (Belo Vale), no Palácio da Liberdade (Belo Horizonte) e no Centro de Memória AngloGold Ashanti (Nova Lima).
O Programa “Encontro com Educadores” é o eixo central das atividades educativas, voltado para professores, educadores, coordenadores pedagógicos e demais membros da comunidade escolar. Em um primeiro momento, os docentes passam por uma etapa de sensibilização para o patrimônio cultural. A intenção é que, depois dessa fase formativa, eles possam ser propagadores das iniciativas de educação patrimonial entre seus alunos. Só então, os estudantes agendam suas idas aos espaços gerenciados pela APPA.
Material Didático e Jogos Educativos
Visando à promoção do patrimônio cultural, a APPA também aposta na elaboração de jogos de tabuleiro como ferramenta educativa. O Palácio da Liberdade e a Fazenda Boa Esperança hoje contam com esse instrumento. Os jogos têm o objetivo de explorar elementos do interior e ao redor das edificações. No jogo “A caminho da esperança”, por exemplo, são reproduzidos percursos a partir de pontos estratégicos do entorno da Fazenda Boa Esperança, como a Serra dos Mascates, em Belo Vale – tudo associado a uma linguagem simples e didática.
A APPA também desenvolve materiais educativos para serem utilizados por docentes e alunos. No Centro de Memória AngloGold Ashanti, por exemplo, a Formação de Educadores é acompanhada do “Caderno de Atividades”, elaborado por especialistas.
Material Audiovisual
No canal do YouTube da APPA, outros conteúdos de educação patrimonial alcançam um público ainda maior. As séries de pílulas “Por dentro do Palácio” e “Conheça a Fazenda” oferecem conhecimento histórico, patrimonial, memorialístico e cultural por meio de vídeos curtos.
No canal, também há oficinas ligadas aos espaços culturais. Um exemplo é a oficina de papel marchê – que remete à decoração do Palácio da Liberdade, onde essa técnica pode ser vista na parede e no teto de alguns cômodos.
Ainda sobre o conteúdo audiovisual, está disponível para todo o público tour virtual pelo Palácio, pela Fazenda Boa Esperança e pelo Centro de Memória AngloGold Ashanti.