DIA DAS CRIANÇAS: PALÁCIO GANHA APP “TURMINHA DA LIBERDADE”

Nova ferramenta promete mais interatividade, facilitando a visita aos espaços do atrativo; há também uma versão para ser utilizada em casa

No Mês das Crianças, tem novidade. Aproveitando essa data para lá de especial, o Educativo do Palácio da Liberdade lança uma ferramenta para tornar a visitação mais lúdica e interativa: a Turminha da Liberdade, desenvolvido pela APPA Arte e Cultura, gestora da promoção do espaço.

Utilizando Realidade Aumentada —, a tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão de realidade —, a nova ferramenta já pode ser baixada nos celulares que utilizam o sistema Android e terá horários específicos de utilização para não interferir em outras atividades nos espaços. Você retira os ingressos para visitação pública neste link sempre às quintas-feiras.

A Turminha da Liberdade é formada por personagens que espelham os jovens do ensino público ou privado e representam a diversidade presente no país: Cris, Dandara, Duda, Guto, Manu, Nilo e Nina têm idades entre 15 e 17 anos. Eles se projetarão em Realidade Aumentada e conduzirão a visitação, narrando a história de cada espaço.

A ferramenta de promoção do icônico palacete na praça da Liberdade tornará as visitas mais divertidas e interativas, especialmente para o público infantil, proporcionando também diversão para toda a família.

O usuário precisa baixar o aplicativo “Turminha da Liberdade” no celular para entrar em contato com os coloridos e divertidos personagens. Para evitar possíveis contratempos na conexão, a equipe do Palácio orienta que os visitantes já cheguem ao local com a ferramenta instalada. Isso pode ser feito por meio deste link.

Realidade Aumentada 

A equipe do Programa Receptivo e Educativo do Palácio vai disponibilizar QR Codes para o público durante a visitação. Quando o aplicativo ler esses códigos, os personagens irão se projetar em Realidade Aumentada e narrar os atrativos e curiosidades.

Guto apresentará a fachada; Nilo, o saguão com a icônica escadaria; Nina, a varanda parlatório; Duda, o salão de banquetes; Dandara, a Sala de Retratos; Cris, a Sala de Cinema, e Manu, o quiosque e a gruta dos Jardins.

Dos sete espaços compatíveis com o aplicativo, dois estão nos Jardins, na área externa do Palácio. “O aplicativo é uma ferramenta a mais para trazer esse público infantil para conhecer o Palácio e tornar a visitação mais lúdica”, informa a equipe do Educativo do Palácio..

Baixe em casa

O app “Turminha da Liberdade” também tem uma versão para ser utilizada em casa. “O primeiro passo foi tornar o público mais íntimo desses personagens, conhecer a turminha mesmo, de casa. Agora é hora de usá-lo na prática”, destaca o Educativo. Daqui em diante, os personagens passam a integrar a visitação pública ao Palácio da Liberdade. Para interagir com os personagens fora do edifício, basta seguir as orientações que estão neste link.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos