Além de referência histórica e local de pesquisa permanente acerca da cenografia mineira nas últimas décadas, o CTPF participa também de estudos e experimentações para alunos do CEFART
Além de referência histórica e local de pesquisa permanente acerca da cenografia mineira nas últimas décadas, o CTPF – Centro Técnico de Produção Raul Belém Machado participa também de estudos e experimentações para alunos do CEFART – Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado.
Na última sexta-feira, dia 15 de setembro, a pesquisadora de figurino Caroline Manso esteve em visita ao CTPF selecionando figurinos para compor a peça de teatro de conclusão do Curso de Teatro da turma do CEFART, do turno da noite.
A turma está neste momento na fase inicial da montagem, que terá a direção e dramaturgia da Companhia Mineira de Teatro Toda Deseo, além de Luiz Dias, como Diretor de Arte. A pesquisadora Caroline Manso será responsável pelo figurino.
Para Caroline “o CTPF é muito importante para preservação da memória do teatro, além de ser uma excelente fonte de pesquisa na elaboração de novos projetos. As peças selecionadas na última sexta-feira são parte do material para experimentação de composições visuais das cenas em que os estudantes do CEFART estão trabalhando”.
A peça que está sendo montada terá conceitos de sobreposição e manipulação das peças, quando um figurino ganha nova leitura e função dentro da encenação, apresentando assim novas possibilidades e perspectivas para seu uso em uma peça de teatro.
Texto: Fundação Clóvis Salgado