Cientes da importância e do comprometimento sócio-político com a Educação, as ações educativas realizadas pelo Centro de Memória AngloGold Ashanti visam manter e desenvolver esse propósito em espaço que trabalha e viabiliza possibilidades didáticas. Além disso, buscar colaborar com a ampliação da compreensão dos professores e educadores acerca dessas potencialidades, como mediadores entre os sujeitos e os bens culturais. É importante destacar, nesse cenário, que os participantes consigam perceber o Centro de Memória como um local que possibilita discutir assuntos que tenham relação com a vida cotidiana e sua relação direta e histórica com o Patrimônio Cultural/memória que o cerca.
A “Formação de Educadores”, eixo central das atividades educativas, será voltada para professores, educadores, coordenadores pedagógicos e demais membros da comunidade escolar. Os encontros ocorrerão no Centro de Memória AngloGold Ashanti, sediado no município de Nova Lima, Minas Gerais. Nos demais municípios de atuação da AngloGold Ashanti (Sabará, Santa Bárbara, Raposos, Barão de Cocais, Caeté), poderá ocorrer em escolas. Em ambos os cenários, ela será dividida em três etapas:
Primeira: destinada a sensibilização, que contará com conteúdo introdutório e atividades práticas.
Segunda: visa apresentar o “Caderno de Atividades” aos membros da comunidade escolar, abordando suas possibilidades de uso.
Terceira: contempla a realização da visita mediada ao Centro de Memória.
Na “Formação de Educadores” serão apresentados temas transversais aos campos da Educação e Cultura, atrelando às questões abordadas no Centro de Memória às atuais reflexões sobre Educação, Memória, Identidades, Territórios e Patrimônio.
Alguns tópicos serão discutidos como prioritários: patrimônio e etnicidade, onde a intenção é refletir sobre as representações negligenciadas pela memória; a origem dos trabalhadores das minas de ouro e as funções exercidas. Essas temáticas visam contribuir para que a abordagem do educador e/ou professor fortaleça vínculos identitários e culturais junto a seus estudantes.
O conteúdo a ser apresentado pretende ser o mais próximo do cotidiano de professores e educadores, facilitando o implemento do que foi experimentado durante o processo de formação em sua prática educativa.