AGOSTO LILÁS: SOLIDÃO MATERNA E ESCUTA ATIVA GANHAM PALCO EM EVENTO DA APPA

Palestra-performance “Quadra 16”, de Cris Moreira, integra ações do Mês de Combate à Violência Contra a Mulher. O evento acontece no Cine Theatro Brasil Vallourec e é uma iniciativa do Comitê de Diversidade, Equidade & Inclusão da APPA

O Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) da APPA – Cultura & Patrimônio realiza, no dia 20 de agosto, às 18h, no Cine Theatro Brasil,  um evento gratuito como parte das ações do Agosto Lilás, campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. A programação contará com a apresentação da palestra-performance “Quadra 16”, escrita, dirigida e interpretada por Cris Moreira, Coordenadora Executiva de Projetos da APPA.

Para retirada de ingressos, acesse a plataforma Sympla ou clique aqui.

Quadra 16 busca ampliar a discussão sobre o luto parental e a invisibilização da dor materna, trazendo à cena uma vivência que, em nossa sociedade, costuma ser silenciada”, comenta Nayara Leite, coordenadora do Comitê DE&I da APPA. “De forma documental e poética, Cris compartilha sua experiência pessoal, que ecoa a vivência de muitas mulheres, transformando a dor em um movimento de reflexão. A escolha da peça reforça nosso compromisso com a equidade de gênero e com a saúde emocional e mental, criando oportunidades de formação e transformação para dentro e fora da organização, afirma.”

O evento propõe uma reflexão sensível e urgente sobre o luto materno e a invisibilização da dor durante esse processo. O espetáculo é baseado na história pessoal de Cris, que viveu a perda de um dos filhos gêmeos dias após o parto. A experiência íntima e transformadora se torna matéria artística por meio da linguagem da palestra-performance, formato que mescla teatro, performance, audiovisual e dispositivos documentais. “A dor de vivenciar algo tão efêmero, as formas de lidar com a ausência, a solidão desse tipo de maternidade e o silêncio sobre o assunto foram as minhas motivações para essa criação”, afirma Cris Moreira.

Além de sua trajetória como artista, Cris também integra o Comitê DE&I da APPA, reforçando o compromisso da instituição com a valorização de seus talentos internos e com a promoção de ações artísticas como instrumentos de empatia, diálogo e acolhimento.

Sobre o espetáculo

“Quadra 16” trata do luto materno e da invisibilização da dor durante esse processo. O solo parte de uma experiência pessoal vivida por Cris Moreira, que teve uma gestação gemelar em 2008. Um dos filhos, Francisco, faleceu dois dias após o nascimento. João, o outro bebê, sobreviveu após 79 dias internado na UTI. A vivência da perda, do silêncio e da solidão foi o ponto de partida para a criação da obra.

Com linguagem híbrida e documental, a obra propõe uma reflexão sobre o modo como a maternidade, o luto e a dor são socialmente silenciados e como a arte pode abrir caminhos para o compartilhamento, a escuta e o acolhimento.

FICHA TÉCNICA:
Direção, dramaturgia e atuação/performance:
Cris Moreira
Iluminação: Marina Arthuzzi e Cristiano Oliveira Araújo
Cenário e figurino: Marina Sandim
Criação audiovisual: André Veloso
Trilha sonora original: Daniel Nunes
Produção executiva: Luísa Monteiro

Alinhamento com os ODS e a agenda ESG

A ação está alinhada aos compromissos da APPA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 5 – Igualdade de Gênero, o ODS 10 – Redução das Desigualdades e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Também reforça o eixo social da agenda ESG, ao promover a escuta ativa e o cuidado institucional, incentivar o bem-estar emocional das equipes, valorizar a arte como ferramenta pedagógica e combater a violência simbólica e as estruturas de invisibilização.

Sobre a APPA

A APPA – Cultura & Patrimônio é uma das principais referências nacionais na promoção da arte, da cultura, do turismo e do meio ambiente como motores do desenvolvimento socioeconômico e cultural. Com mais de 30 anos de trajetória, já realizou mais de 260 projetos em Minas Gerais, em diversos estados brasileiros e também no exterior, consolidando um legado de excelência técnica, impacto social e eficiência organizacional. Criada com o propósito de democratizar o acesso à cultura e ao patrimônio, a APPA atua na criação, gestão e realização de projetos diversos, com destaque para a pluralidade de formatos e linguagens. Suas frentes incluem música, patrimônio, artes visuais, artes cênicas e educação, sempre com foco na diversidade e na formação de públicos. A atuação envolve órgãos privados e públicos, além de instituições internacionais.

SERVIÇO:

Evento: Agosto Lilás – Apresentação da palestra-performance “Quadra 16”, com Cris Moreira
Data: 20 de agosto (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Cine Theatro Brasil – Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte – MG
Entrada: Gratuita  

Retirada de ingressos: https://bit.ly/45tnEf2

Classificação indicativa: 14
Acessibilidade: O espetáculo contará com interpretação em Libras


Texto: Sandra Nascimento


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos