SUCESSO COM O PÚBLICO INFANTIL E JUNTO AOS PAIS, “DIA DO PEQUENO ARTISTA” INAUGURA NESTE SÁBADO CALENDÁRIO COM QUATRO EDIÇÕES EM 2024

Criado em 2019, projeto já levou milhares de crianças ao Palácio das Artes para atividades gratuitas de Teatro, Dança, Circo, Música e Cinema


Dia do Pequeno Artista

Data: 15 de junho  

Horário: 10 às 17 horas

Local: Palácio das Artes

Entrada gratuita

Classificação indicativa: Livre


Dia do Pequeno Artista 2023 (Créditos: Paulo Lacerda)

Em 2019, o Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado comemorou o Dia das Crianças abrindo os diversos espaços do Palácio das Artes para oferecer uma série de atividades culturais gratuitas destinadas ao público infantil. A iniciativa foi um grande sucesso de público, e se repetiu nos anos seguintes de acordo com as limitações impostas a cada edição durante o período da pandemia. Cinco anos depois, o Cefart decidiu ampliar o projeto e organizar o “Dia do Pequeno Artista” não apenas em outubro, mas em quatro datas ao longo de todo o ano.

Neste sábado, 15 de junho, será realizada a primeira edição de 2024 do “Dia do Pequeno Artista”. Das 10 às 17 horas, serão oferecidas diversas ações de Música, Cinema, Teatro, Dança e Circo para crianças de todas as idades, desde a primeira infância até a pré-adolescência. Os jardins do Palácio das Artes ficarão abertos para receber as crianças, pais e acompanhantes com apresentações artísticas, brincadeiras e oficinas formativas. 

O Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam ”Dia do Pequeno Artista”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura e Patrimônio. Governo Federal, Brasil. União e Reconstrução.

A programação começará com apresentações para a primeira infância, trabalhando expressões artísticas variadas com foco no desenvolvimento e estímulo às crianças de até 6 anos. Em seguida, serão abertas oficinas de Libras, tabuleiro acessível, chocalho, gravura, musicalização, aquarela e carimbaria. Ao longo de todo o dia, palhaças brincantes animarão o público com jogos e histórias, além de brinquedos e guloseimas. Haverá também uma feira permanente de troca de livros em frente à Biblioteca. Crianças, pais e convidados poderão trocar livros para incentivar a leitura desde o início da alfabetização.

Dia do Pequeno Artista 2023 (Créditos: Paulo Lacerda)

Destaques –  Às 10 horas, espaço para a encenação da peça “A Lenda de Ananse – Um herói com rosto africano”, produzida pelo grupo Teatro Negro e Atitude. Às 11 horas, destaque para o clássico infantil “Matilda”, de 1996, no Cine Humberto Mauro. Ao meio-dia, será realizada uma Mostra com alunos da Escola de Dança do Cefart. Às 14 horas, será a vez das crianças assistirem à união entre a habilidade circense clássica e a criatividade contemporânea do “Circo de Brinquedo”, com o CircoLar. Já às 16 horas, os integrantes do Coro Infanto-juvenil do Palácio das Artes se apresentarão no Palco Aberto, nos jardins do Palácio das Artes.

De acordo com o Gerente de Extensão do Cefart, Fabrício Martins, a decisão de ampliar o projeto veio principalmente como resultado do sucesso de público nos anos anteriores. Segundo o gestor, estimular as crianças a participar de atividades culturais é um dos papéis mais importantes para professores, educadores e todos os demais profissionais da Educação.

“Tem sido muito gratificante acompanhar que, a cada edição, mais pais e familiares trazem seus filhos, sobrinhos e netos. Estamos reafirmando e aprimorando em 2024 a vocação fundadora do Cefart, que é contribuir com a formação artística de crianças e jovens e oferecer a eles acesso gratuito a ações culturais, desde os primeiros anos da infância e em suas mais diversas manifestações”, conclui Martins. As outras três edições deste ano serão nos dias 20 de julho, 18 de agosto e 12 de outubro.     

Dia do Pequeno Artista 2023 (Créditos: Paulo Lacerda)

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos