PALÁCIO DA LIBERDADE AMPLIA ATIVIDADES DE VISITAÇÃO COM MAIS ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Novas ações de visita inclusivas acontecem a partir do mês de julho, aos finais de semana e sem agendamento prévio


PALÁCIO DA LIBERDADE – VISITAÇÃO COM MAIS ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Local: Palácio da Liberdade

Endereço: Praça da Liberdade, s/nº – Savassi, Belo Horizonte/MG

Período e horário: até 27 de agosto de 2023 | sábados e domingos: das 13h às 15h |

julho: 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30/7 | agosto: 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27/8

Acesso Gratuito

Informações para o público: (31) 3236-7400


Palácio da Liberdade: (Crédito: Divulgação)

O Palácio da Liberdade oferece novas possibilidades de visitas acessíveis e inclusivas para pessoas com deficiência. A partir do mês de julho, aos sábados e domingos, das 13h às 15h, é possível participar desses passeios sem agendamento prévio. A equipe do Receptivo e Educativo da APPA – Arte e Cultura, que coordena as visitas, realiza uma experiência mediada em Libras para o público com deficiência auditiva.

Além disso, o vídeo de apresentação exibido na Sala de Cinema do Palácio, foi adaptado e traz agora audiodescrição, especialmente voltado para pessoas com deficiência visual. Esse curta-metragem apresenta a história do espaço cultural, curiosidades sobre a capital mineira e a Praça da Liberdade.

“Além de promover a acessibilidade e inclusão do público surdo com as visitas mediadas, o projeto também aspira promover a sensibilização e a conscientização da população em geral. Com relação à equipe de atendimento, todos temos consciência da importância de nos prepararmos para receber todos os públicos”, afirma Suely Machado, coordenadora do Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade.

A iniciativa de visitação acessível faz parte do programa “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Copasa. A realização é do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade, com a correalização da APPA – Arte e Cultura.

Histórico da iniciativa – As primeiras visitas com intérpretes de Libras foram realizadas em junho, com a participação de grupos da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e alunos da Escola Estadual Francisco Sales. Para visitas escolares educativas, é necessário informar à equipe sobre a necessidade de intérprete.

Desde 6 de julho de 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência estabelece que os espaços das edificações devem ser acessíveis. O Palácio da Liberdade implementou medidas, como rampas nos torreões laterais e um elevador adaptado, para garantir a acessibilidade e promover a inclusão, permitindo que todas as pessoas possam desfrutar das visitas ao espaço.

HORÁRIO DAS VISITAS ACOMPANHADAS PELO INTÉRPRETE DE LIBRAS

Até 27 de agosto de 2023

Sábados e domingos: das 13h às 15h.

Julho: 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30/7

Agosto: 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27/8

Gratuita

PALÁCIO DA LIBERDADE – Antigo local de moradia trabalho dos governadores de Minas Gerais, o Palácio da Liberdade, cuja construção data do fim do século XIX é hoje um espaço de cultura e lazer aberto à visitação pública gratuita. Sob da gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), através da Fundação Clóvis Salgado, a edificação compõe o Circuito Liberdade, e vem acolhendo as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura da mineiridade.

APPA – ARTE E CULTURA – A Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes é uma entidade sediada em Belo Horizonte, sem fins econômicos e com o propósito de viabilizar, promover e difundir a arte, a cultura e o patrimônio, democratizando o acesso e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico cultural nos âmbitos local, regional e nacional. Em 30 anos, já desenvolveu, gerenciou e executou com sucesso diversos mecanismos de financiamento cultural. Em sua trajetória, possui mais de 235 projetos realizados e mais de R$ 180 milhões geridos. Por meio de uma sólida parceria, a APPA atua, junto à Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes desde 1993.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos