TECNOLOGIA ALIADA AO PATRIMÔNIO: UM NOVO CAPÍTULO NA HISTÓRIA DO PALÁCIO DAS ARTES

Levantamento arquitetônico de última geração mapeou todos os espaços do complexo cultural; o trabalho foi feito pela APPA e cedido oficialmente à Fundação Clóvis Salgado na semana passada

Xavier Vieira, presidente da APPA, e Sérgio Rodrigues Reis (Crédito: Paulo Lacerda)

Em uma iniciativa inovadora, todo o complexo da Fundação Clóvis Salgado passou por um processo inédito de levantamento arquitetônico. Por meio de uma tecnologia de escaneamento a laser, cada centímetro de todos os espaços da Fundação encontra-se agora mapeado, digitalizado e preservado para a posteridade.

A partir do primeiro passo – o escaneamento – foi realizada uma modelagem 3D que resultou em um registro preciso e altamente detalhado de toda a edificação. O nome da técnica utilizada é modelagem BIM (Building Information Modelling / Modelagem da Informação da Construção). O processo durou, ao todo, oito meses.

Com um custo de R$ 150 mil, o levantamento arquitetônico foi realizado pela APPA – Cultura & Patrimônio e cedido à Fundação Clóvis Salgado no último dia 22 de outubro. Trata-se de um grande legado para a memória da instituição histórica que, a partir de agora, migra de um mapeamento analógico e passível de perdas e danos para a segurança do ambiente digital.

Crédito: Paulo Lacerda

A computação das medidas gerou, ao todo, 79 pranchas. A iniciativa traz inúmeras repercussões práticas para a operação do Palácio das Artes. A partir do escaneamento, é possível planejar milimetricamente cenários, pensar em sinalizações espaciais, organizar e reorganizar setores antes mesmo das intervenções físicas. Além disso, o levantamento será peça-chave para a elaboração de novas medidas de acessibilidade em todos os espaços do complexo cultural.

“Entre os principais desafios para este trabalho, posso destacar as próprias dimensões da edificação. A Fundação é um complexo formado por vários espaços. Além disso, é preciso lembrar que todo o levantamento foi realizado enquanto o prédio estava em pleno funcionamento e com todas as atividades acontecendo regularmente”, explicou a Coordenadora Geral de Projetos de Patrimônio Cultural da APPA, Fernanda Ghirotto, que coordenou o trabalho.

Esse é apenas o capítulo inicial de um amplo projeto de restauro do Palácio das Artes e de todos os espaços da Fundação Clóvis Salgado. A partir de 2025, o complexo vai passar por um processo de restauração de toda a sua estrutura.


Texto: Raquel Dornelas


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos