Nossos Programas Educativos visam democratizar espaços culturais e patrimoniais. E como se faz isso? Primeiramente, dando acesso à população para que ela se reconheça como parte desses locais. Depois, são pensadas ações formativas para diversos perfis de público. O propósito é ofertar, para além da visita, experiências que criem sentimentos e significados para com os espaços.
Exemplo dessas ações são as atividades e visitas mediadas realizadas junto às instituições de ensino. Essas iniciativas buscam tornar os locais com atuação da APPA em verdadeiros fóruns abertos para a sociedade. Também realizamos a sensibilização patrimonial junto aos educadores para que eles possam ser replicadores da importância de conhecermos, valorizarmos e protegermos os bens culturais.
Já por meio dos Programas Receptivos, cuidamos do atendimento às pessoas que visitam os patrimônios, oferecendo informações históricas, políticas e sociológicas, enfim, todos os aspectos que envolvem o local.
Nas visitas, apresentamos o espaço, buscando mostrar para o público que ele é o verdadeiro proprietário desse bem e que ele pode sim fazer parte da experiência de suas vidas. É nisso que a APPA acredita. É assim que a #APPAFaz.