RECITAS DE ALUNOS DO CEFART CELEBRAM A DIVERSIDADE MUSICAL EM APRESENTAÇÕES DE PERCUSSÃO CIOLONCELO, CLARINETE E MAIS

Apresentações ocorrem de 26 a 28 de junho, na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, com entrada gratuita


Recital de Alunos do Cefart

Data: 26, 27 e 28 de junho (quarta a sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes

Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte – MG

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400


Recital Escola de Música do Cefart. (Créditos: Paulo Lacerda)

A Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, será palco para o talento dos estudantes da Escola de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) em três recitais que celebram a diversidade musical. As apresentações ocorrerão nos dias 26, 27 e 28 de junho (quarta a sexta-feira) com início sempre às 19h. O público poderá assistir às performances de percussão, violoncelo, clarinete, canto e musicalização, além da Camerata de Violões, interpretando um repertório variado, que vai de Mozart a Gilberto Gil. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre. Cerca de 60 alunos, dos Cursos Básico de Música e de Musicalização para Adultos, vão se revezar no palco, sob orientação dos professores do Cefart.

Os recitais da Escola de Música do Cefart acontecem periodicamente como uma forma dos alunos apresentarem seu aprendizado durante o curso, performando no cenário real, onde o artista confronta seus desafios e põe à prova seus anseios no palco. A cada edição, o público tem a oportunidade de contemplar uma grande diversidade de instrumentos, compositores de épocas variadas, diferentes estilos musicais e mais. Gustavo Machado, que faz parte da Coordenação da Escola de Música e é professor de trompete no Cefart, destaca a importância dos recitais para o trabalho de ensino e difusão artístico-cultural desenvolvido na instituição. “É no palco que os estudantes podem vivenciar todas as nuances envolvidas na carreira de um instrumentista ou cantor, desde a preparação do repertório à comunicação com o público, envolvendo ensaios, divulgação do trabalho e outras competências que permeiam a atuação de um músico. Além disso, são nestes recitais que os alunos podem demonstrar seu crescimento artístico e técnico para a comunidade em geral, já que os eventos são gratuitos e abertos ao público”, ressalta.

Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Recital de Alunos do Cefart”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e correalização da APPA – Cultura e Patrimônio. Governo Federal, Brasil. União e Reconstrução.

Recital Escola de Música do Cefart. (Créditos: Paulo Lacerda)

As diversas faces da música – Na quarta-feira (26), o recital da turma de Canto abre a série de apresentações. Os estudantes orientados pelos professores Diego D’Almeida e Liz Xavier apresentarão um repertório diversificado, que inclui desde árias clássicas de compositores como Mozart até obras de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos e Ronaldo Miranda. Já o segundo dia do recital será dedicado aos grupos do Cefart. Sob a coordenação dos professores Nei Franco, Gláucia Furtado e Rosinei Andrade, os Grupos de Clarinetes, Violoncelos e Percussão apresentarão um repertório cuidadosamente selecionado que inclui obras clássicas, como “Ave Verum”, de Mozart, e “Habanera”, da ópera “Carmen”, de Bizet, além de peças contemporâneas e experimentais, como “Percussão Corporal”, de Fernando Rocha.

Na sexta-feira (28), para encerrar o evento, a turma de Musicalização de Adultos e a Camerata de Violões do Cefart subirão ao palco. A turma de Musicalização de Adultos apresentará versões de canções da MPB de cantores como Gilberto Gil e Lenine, explorando a voz e o corpo como instrumentos. Já a Camerata de Violões, que é uma proposta artístico-pedagógica para desenvolver um repertório em conjunto para a classe de violão do Cefart, trará um panorama da música brasileira para grupos de violões. Nesta apresentação, sob a direção artística e regência de Luiz Franceschini, o repertório inclui desde peças originais para violão até arranjos de canções consagradas e promete encantar o público com a beleza e a diversidade das músicas brasileiras e internacionais.

Recital Escola de Música do Cefart. (Créditos: Paulo Lacerda)

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos