PALÁCIO DAS ARTES APRESENTA SÉRIES DE RECITAIS DE ALUNOS DA ESCOLA DE MÚSICA DO CEFART

Nos dias 22 e 23 de junho e em 10 de julho, os estudantes do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart realizam apresentações que evidenciam o aprendizado em violoncelo, viola, violão, bateria, percussão, piano, trompete, trombone e tuba. Os eventos são gratuitos.


RECITAL DE ALUNOS | VIOLONCELO, VIOLA E PERCUSSÃO

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes

Endereço:  Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte/MG

Data e horário: 22 de junho (quinta-feira), às 19h

RECITAL DE ALUNOS | BATERIA, VIOLÃO, MUSICALIZAÇÃO, PIANO, PERCUSSÃO E CAMERATA DE VIOLÕES

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes

Endereço:  Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte/MG

Data e horário: 23 de junho (sexta-feira), às 19h

RECITAL DE ALUNOS | TROMPETE, TROMBONE E TUBA

Local: Sala do Coro – Palácio das Artes

Endereço:  Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte/MG

Data e horário: 10 de julho (segunda-feira), às 14h

Entrada Gratuita

Classificação: Livre

Informações para o público: (31) 3236-7400


Recitais de alunos da Escola de Música do Cefart: (Crédito: Paulo Lacerda)

O Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART apresenta uma série de recitais de alunos de diversos cursos da Escola de Música. Os concertos vão evidenciar o aprendizado dos estudantes de violoncelo, viola, percussão, bateria, violão, musicalização, piano, percussão, trompete, trombone e tuba. As apresentações acontecem nos dias 22 e 23 de junho, às 19h, na Sala Juvenal Dias, e dia 10 de julho, às 14h, na sala do Coro. A entrada é gratuita e a classificação é livre

O recital é uma das principais oportunidades para o aluno adquirir a experiência de performance em público, habilidade essencial para o músico. Os repertórios executados são escolhidos de forma estratégica e didática, levando em consideração critérios importantes na formação de cada aluno instrumentista e respeitando suas individualidades. “A importância deste momento reside na oportunidade de subir no palco e experimentar a extasiante sensação de se apresentar para o público. Cada momento do aluno no palco contribui para se acostumar com a performance e conseguir cada vez mais se expressar melhor”, explica o professor de trompete e auxiliar de coordenação do Cefart, Gustavo M. Oliveira.

Recital de alunos | Violoncelo, Viola e Percussão | Sala Juvenal Dias |22/06 | 19h – O recital contará com a apresentação de nove alunos no violoncelo, quatro alunos na Viola e sete alunos na percussão. Dentre as obras que compõem o programa estão “Gavotte em C menor” e “Minuet n° 1”, de J.S.Bach, “Canção Triste”, de P. Tchaikovsky, “Sonata em mi menor – 4° movimento”, de A. Vivaldi  e “The Two Grenadiers”, de R. Schumann.

Recital de alunos | Bateria, violão, musicalização, piano, percussão e Camerata de Violões | Sala Juvenal Dias | 23/06 |19h – Cerca de 28 alunos de diversos cursos do Cefart executam músicas populares, como “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa, e obras consideradas eruditas, “Habanera”, da ópera “Carmen”, de Georges Bizet (1838 – 1875) com Arranjo de Lou Warde. Além disso, o recital contempla, dentre outros compositores, Villa-Lobos, J.S.Bach e Mozart.

Recital de alunos | Trompete, Trombone e Tuba | Sala do Coro | 14h – Seis alunos de trompete, seis de trombone e cinco de tuba participam do recital. Os estudantes de trompete executam algumas obras do carioca Gilson Santos, renomado compositor, arranjador e trompetista, que já teve composições gravadas por renomados músicos brasileiros e gravou e tocou com nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Pepeu Gomes, Martinho da Vila, Diogo Nogueira e Blitz. Os alunos de trombone interpretam, dentre outras obras, “Panis Angelicus”, de César Franck (1872), “Sarabande”, de George Frideric Handel (1703), e “Sang Till Lotta – for Trombone and Piano”, de Jan Sandström (1991). Já os estudantes de tuba apresentam, dentre outras peças, “Where’er you walk”, Georg Friedrich Handel, “Twinkle, Twinkle, Little Star (I’ll tell you mom)”, de Mozart e “His Majesty The Tuba”, de Robert Dowling.

Recitais de alunos da Escola de Música do Cefart: (Crédito: Paulo Lacerda)

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais.  São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos