PALÁCIO DAS ARTES APRESENTA NOVO SITE

Interface foi desenvolvida pela Hardy Design; Proposta é tornar o ambiente virtual mais acessível para todos os públicos


Informação para a imprensa:

Walter Navarro | (31) 3236-7419 | (31) 9972-4815

walter.navarro@fcs.mg.gov.br

Arthur Santana | (31) 3236-7377 | (31) 98325-9162

arthur.santana@fcs.mg.gov.br


Palácio das Artes (crédito: Paulo Lacerda)

Assim como um ano e a própria história não terminam dia 31 de dezembro e muito menos recomeçam dia 1º janeiro, um “site” não renasce da noite para o dia. Memórias, história e futuro são construídos, dia após dia, e quanto mais ricos, levam meses de estudo, planejamento, organização, trabalho, riscos, desafios e paixão. No caso, uma “metaformose ambulante”, contínua. E se até o Passado é mutante, imaginem o Presente!

Assim, com enorme alegria, sensação do dever cumprido, mas jamais terminado, é que a Fundação Clóvis Salgado (FCS) anuncia seu bom, velho e novo site. Bom e velho porque não nasceu ontem; novo porque ele está de cara e roupa nova, o que não será muito difícil descobrir, digitando: https://fcs.mg.gov.br/ Pronto! Um site que digamos, aqui entre nós, é um verdadeiro “Palácio das Artes”.

Bem-vindos ao Admirável Mundo Novo da Fundação Clóvis Salgado que, com quase 55 anos, nasce hoje. E nasceu gritando, chorando, rindo, cantando, atuando e emocionando.

A primeira emoção, aquela que a gente nunca esquece, é a não menos nova e já premiada identidade visual: moderna, convidativa, instigante, atraente e principalmente acessível.

Abrangente também. Por que, no novo “site”, a história da FCS vizinha ao hoje, convidando a um futuro próximo. Futuro que, como no passado, derramará arte cultura em todas as suas formas, das mais clássicas às mais contemporâneas e inusitadas.

Consultem o novo site, como se mergulhassem no fundo mar ou nos mistérios de uma caverna. Estão lá, um pouco do que construímos, sempre evoluindo e do que está no ar, tudo o que cabe no maior complexo cultural da América Latina, o Palácio das Artes, braço armado de flores, da FCS.

Não vamos dizer que é um “site” completo, porque ninguém é perfeito, mas pode chegar bem perto.

Entre todas as áreas; abas necessárias e obrigatórias, esperamos que vocês curtam, em especial, nossas cerejas, nosso bolo. Para tal vocês só precisam de um desejo enorme por diversão e, no mínimo, dois dedos. Às vezes, nem isso, já que nosso novo “site” pretende ser acessível a todos os públicos.

Para este mundo, em forma de palácio das artes e circuito de liberdades, o interessado só precisa querer apreciar o belo, a cultura e querer se emocionar, se divertir, aprender, conhecer e crescer.

O “site” está mais visível e “comestível”, verdadeiro “canto de sereia”. E canto de verdade, com o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG); quase sempre embalado pela imbatível Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), e a sedutora Cia de Dança Palácio das Artes (CDPA). Tudo muito bem embalado pelos programas permanentes, incluindo uma exclusividade em Minas, as óperas, das clássicas às “pratas da casa”, concebidas e produzidas em Minas!

Mas o “site” deste castelo não se resume aos seus corpos artísticos físicos. Quem procura acha e fica rico em experiências. O Palácio das Artes tem outros nobres cômodos, como seu Acervo de artes plásticas; o Café do Palácio, para divertir o corpo; o Cine Humberto Mauro, um templo da Sétima Arte; as galerias Amilcar de Castro (aberta), a Arlinda Corrêa Lima, Mari’Stella Tristão, Genesco Murta, a caçula PQNA Galeria Pedro Moraleida e, claro, a “vitrine” do palácio, a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard.

Para completar o que já era completo, não esqueçamos tudo que mora nos detalhes, no novo “site”, como o palco maior de Minas Gerais, O Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, templo dos maiores espetáculos do Planeta Minas.

Para não dizerem que não falamos das flores do jardim da nossa casa, vizinho ao Parque Municipal, o Palácio das Artes ainda compreende o Passeio Niemeyer, enorme ligação entre vários e cruciais espaços; a versátil e múltipla Sala Juvenal Dias; assim como o Teatro João Ceschiatti, arena para todos os aplausos e várias artes.

Não esqueçamos que o novo “site” é da FCS, logo, sua “praia” vai muito além do Palácio das Artes. Com apenas um clique, temos o espaço Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), escola e berço de futuros artistas e técnicos, compreendendo do o ensino a eventos, mostras e espetáculos.

Nos Espaços Culturais da FCS, além do Circuito Liberdade, como o Palácio da Liberdade, quebrando recordes de público, mensalmente; a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, ao lado da Praça Sete e o Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado – CTPF, espaço destinado à confecção e salvaguarda do acervo das montagens artísticas da FCS.

Querem mais? Cabe Mais! O novo “site” é quase infinito. Nele, os interessados ainda poderão se informar sobre a agenda, os ingressos, a visitação, os nossos patrocinadores, os amigos que “abraçam o Palácio das Artes” e a lei que está na moda e no DNA da FCS, a transparência.

Bom, se o novo “site” da FCS está completo? Claro que não! Falta você, desde já; bem-vinda e bem vindo.

Identidade visual premiada – O projeto de rebranding do Palácio das Artes, que inclui a nova identidade visual do site, recebeu a medalha de prata no 14º Prêmio Brasileiro de Design, realizado em 3 de dezembro, em São Paulo. A nova proposta, premiada na categoria Design Gráfico – Design de Marca – Grandes Empresas, foi desenvolvida pela Hardy Design, estúdio com unidades em Belo Horizonte e São Paulo.

A nova identidade visual do Palácio das Artes reflete a renovação do espaço, que busca ampliar seu contato com a cidade e facilitar o acesso à arte e à cultura para um público diversificado. A transformação acompanha essa proposta, com o objetivo de modernizar a imagem do Palácio das Artes e fortalecer o equipamento como um espaço de encontro e expressão cultural para todos. O projeto abrange um sistema completo de comunicação, com tom de voz e linguagem visual próprios e eficazes.

O Prêmio Brasileiro de Design é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Designers (ABD) e é considerado o principal do gênero no país. O evento reconhece a excelência em design em treze categorias, sendo que a categoria “Internacionalização”, estreante neste ano, foi uma das novidades da edição.

Orquestra Sinfônica também é premiada – A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) foi uma das vencedoras do 21º Prêmio Rádio MEC, realizado em 4/12. Sob regência de Ligia Amadio, a OSMG recebeu a honraria na categoria de “Melhor Intérprete Música Clássica”, executando “Teotihuacan Para Orquestra”, de Andersen Viana, que também foi premiado pela composição. As obras escolhidas pelo público e pelo júri especializado passam por etapas de votação popular e tocam na programação da emissora pública.

A obra “Teotihuacan” teve sua estreia mundial em 11 de novembro de 2023, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, compondo a apresentação “Concertos da Liberdade – Sinfônica em Concerto”. A composição, do belo-horizontino Andersen Viana, é inspirada na cidade pré-colombiana homônima, localizada no território do México, e conhecida pelo apogeu populacional e caráter multiétnico. Com duração de cerca de seis minutos, “Teotihuacan” apresenta diversas variações, mudanças de andamento e improvisação na percussão, e é construída em torno de oito acordes tonais repetidos continuamente.

A premiação realizada pela Rádio MEC tem como objetivo, desde os anos 1960, a valorização de novos talentos no cenário da música clássica, instrumental e para a infância, além da produção radiofônica. Neste ano, o prêmio recebeu 470 composições de todas as regiões do país, além da inscrição de dez programas de rádio. Pela primeira vez, foram abertas inscrições para produtores de programas de rádio, com o intuito de democratizar o acesso à grade da emissora e ampliar o repertório de conteúdos.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todas as pessoas.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos

Nota Oficial: Adequação de Relatórios à LGPD

A APPA Cultura & Patrimônio, associação de fins não econômicos, detentora dos títulos de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e OS – Organização Social, reafirma seu compromisso institucional com a publicidade e a transparência das informações constantes em seus relatórios.

 

No entanto, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nossos relatórios estão temporariamente fora do ar enquanto realizamos as adequações necessárias. Essas medidas visam garantir a proteção, a segurança e a privacidade das informações de todos os nossos parceiros, colaboradores e público, alinhando-se às exigências legais e regulamentares.

 

A suspensão temporária reforça nosso compromisso com uma governança ética e em conformidade com a legislação vigente, preservando tanto a integridade dos dados quanto a confiança de nossos parceiros e do público.

 

Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos ou informações adicionais. Para entrar em contato, utilize o e-mail grc@appa.art.br.

 

APPA Cultura & Patrimônio