Claude Villaret virá pela primeira vez a Minas Gerais. Espectadores que comprarem dois ingressos ganharão 50% de desconto na segunda entrada
Concertos da Liberdade – As Mil e uma Noites
Data: 11 e 12 de junho
Horário: Dia 11 ao meio-dia / Dia 12 às 20h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes
Ingressos a partir de 20 reais (inteira) e 10 reais (meia-entrada)
Classificação indicativa: 10 anos
Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br
Uma história de amor fascinante que atravessou os séculos e ganhou o mundo será a inspiração para o próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG). A icônica “As mil e uma noites” é uma coleção de contos populares originários do Oriente Médio e sul da Ásia, compilados em língua árabe a partir do século IX. No Ocidente, a obra tornou-se conhecida após uma tradução para o francês concluída em 1704 por Antoine Galland, transformando-se em um clássico da literatura mundial.
Reza a lenda que o rei Xariar, furioso por ter sido traído por sua primeira esposa, se casa com uma noiva diferente todas as noites e manda matá-la na manhã seguinte. Scheherazade, porém, consegue escapar desse destino contando histórias que prendem a atenção do rei. Ao amanhecer, ela interrompe cada conto para continuá-lo na noite seguinte, o que a mantém viva ao longo de mil e uma noites. Ao fim desses quase três anos, o rei se arrepende de seu nefasto hábito e desiste de executá-la.
Na noite de 12 de junho (quarta-feira), Dia dos Namorados, o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes será palco do “Concertos da Liberdade – As mil e uma noites”. O espetáculo terá como maestro o suíço Claude Villaret, que se apresentará pela primeira vez em Minas Gerais atendendo a um convite da, nas palavras de Villaret, “internacionalmente conhecida maestra Ligia Amadio”, regente titular e diretora musical da OSMG. O concerto será às 20 horas e os ingressos estão sendo vendidos, no primeiro lote, por R$ 20 reais (inteira) e R$ 10 reais (meia-entrada) na bilheteria do teatro e no site da Eventim: https://www.eventim.com.br/artist/concertos-da-liberdade-as-mil-e-uma-noites/. Os espectadores que comprarem dois ingressos ganharão 50% de desconto na segunda entrada.
No dia 11 de junho, terça-feira, serão apresentados trechos do repertório durante o “Concerto ao Meio-Dia”, com entrada gratuita.
O Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Concertos da Liberdade – As Mil e Uma Noites”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e correalização da APPA – Arte e Cultura. Governo Federal, Brasil. União e Reconstrução.
O programa será composto por uma seleção de obras que despertam a imaginação e emocionam o público. O compositor contemporâneo francês Jean-Luc Darbellay dará início ao concerto com “Chant d’Adieu”. Em seguida, a obra do compositor italiano Renzo Rota, “Color Frame”, convidará o público a explorar novos territórios musicais. A magia de Maurice Ravel estará presente em “Ma mere l’Oye”, uma das obras-primas do século XX. E, para finalizar, os espectadores acompanharão “Scheherazade, op.35”, um clássico inspirado nas histórias de “As mil e uma noites”, do compositor russo Rimsky-Korsakov, lançado em 1888.
De acordo com o maestro Claude Villaret, “um programa começa pela abertura, seguida de um concerto com solista e finalizada em uma sinfonia. Neste caso não teremos um solista, mas sim vários. A voz de Scheherazade, que conta a história, é tocada pelo concertista e seu violino, uma parte magicamente evocativa, mas muito exigente. Cada instrumento da orquestra terá ao menos um solo, garantindo assim momentos em que os músicos poderão expressar seu talento e maestria artística”, comemora.
Sobre o que o público pode esperar do espetáculo, Villaret afirma que será uma experiência especial. “É uma viagem musical da Europa ao Oriente, com novas descobertas e obras conhecidas”, adianta o suíço.
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.
Texto: Fundação Clóvis Salgado