“Me Mostra: Raízes” ocorrerá de 22 a 25 de maio. Evento incentiva estudantes a apresentarem trabalhos autorais, além de estruturarem todo o fazer artístico
“Me Mostra: Raízes”
Data: 22 a 25 de maio (de quarta-feira a sábado)
Horário: 19h
Local: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes
Classificação indicativa: consultar a programação
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400
Por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), a Fundação Clóvis Salgado apresenta “Me Mostra: Raízes”, um evento concebido pelos alunos do Curso de Teatro do Cefart, que acontece de 22 a 25 de maio, sempre às 19h. A mostra ocorre no Teatro João Ceschiatti, com programação gratuita e retirada de ingressos, a partir de uma hora antes do evento, na bilheteria do Palácio das Artes. A “Me Mostra”, que ocorre desde 2017, é uma maneira dos estudantes apresentarem trabalhos autorais e estruturarem todo o fazer artístico. Além das cenas teatrais que serão apresentadas, o evento oferece uma série de rodas de conversa mediadas por artistas da cena local, proporcionando um espaço para a discussão de processos criativos e outros temas relevantes para a produção teatral.
O projeto foge do formato competitivo tradicional e busca nutrir e incentivar a capacidade criativa dos participantes. É um espaço em que os alunos têm a liberdade de explorar e experimentar no campo das artes cênicas, expandindo sua autonomia e estabelecendo conexões diretas com o público. O evento visa, ainda, impulsionar o desenvolvimento de pesquisas na linguagem teatral, contribuindo para o enriquecimento do cenário cultural local. Os alunos também têm participação ativa nos bastidores do evento: eles desempenham papéis fundamentais, desde a redação de regulamentos até a elaboração de curadorias, passando pela criação de cronogramas de montagem e coordenação de todo o processo de produção. Além de complementar sua formação, essa experiência prática também os prepara para os desafios do mundo teatral. Nesta edição, os alunos do segundo ano vão acompanhar e monitorar os alunos do primeiro ano do curso. Essa dinâmica se repete a cada semestre, e assim os veteranos vão ensinando os calouros, formando uma corrente de aprendizado e continuidade do evento. Todo o processo acontece sob a orientação dos professores e coordenadores do Cefart.
O Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Me Mostra: Raízes”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e correalização da APPA – Arte e Cultura. Governo Federal, Brasil. União e Reconstrução.
Espaço de experiência e criação – Nesta edição, o subtítulo “Raízes” é mais uma proposta de reflexão do que um tema propriamente dito. “Quando nós da produção nos reunimos para definir um nome, a gente pensou muito em um retorno a si, e como as produções artísticas hoje refletem muito esse retorno ao ancestral. É uma revisita a si mesmo para poder criar hoje em dia”, explica a aluna Iris Brasil.
Durante a “Me Mostra”, serão apresentadas cinco cenas por dia, com duração de até quinze minutos cada. Todas são feitas por estudantes de teatro, e o convite é aberto para outras escolas além do Cefart. Nesta edição, três cenas serão apresentadas por alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No encerramento de cada um dos quatro dias da mostra, haverá um debate com convidados do meio cênico de Belo Horizonte. No sábado (25), último dia da iniciativa, a roda de conversa será realizada após um cortejo para o Palco Aberto, novo projeto da Fundação Clóvis Salgado, que será inaugurado nesta segunda quinzena de maio.
Fabrício Martins, gerente de Extensão do Cefart, ressalta a importância da “Me Mostra”. “É um evento que o Cefart tem muito orgulho de realizar. Todo semestre, acompanhamos o crescimento artístico dos alunos em trabalhos recheados de lirismo, comédia, questionamentos sociais, incômodos, enfim, de tudo um pouco. Muitos desses trabalhos são autorais e nasceram de propostas pedagógicas de dentro de sala de aula. É imperdível!”, adianta.
ME MOSTRA – Realizada pela primeira vez em 2017, a iniciativa nasceu da necessidade de os alunos vivenciarem experiências de criação desde o início do curso, num espaço experimental, criador e democrático, que contribuísse para a formação profissional. Na programação entram cenas de alunos oriundos de todas as turmas, do 1º ao 3º ano, e de ex-alunos convidados de várias gerações do Cefart. As cenas curtas têm transportado os palcos do Palácio das Artes e chegado em mostras externas, como o Festival do Galpão Cine Horto e a A-Mostra.Lab.
CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.
Texto: Fundação Clóvis Salgado