Cidades mineiras comemoram o Bicentenário da Independência do Brasil com eventos culturais, cívicos e educativos
Entre as muitas cidades mineiras que vão celebrar o dia 7 de setembro, a cidade de Ouro Preto se destaca. Cidade patrimônio e palco do maior evento histórico de busca pela independência do Brasil, a Inconfidência Mineira, Ouro Preto será palco da exposição montada em um dos lugares mais simbólicos de Minas Gerais e do Brasil, a Praça Tiradentes, mesmo local onde ficou exposta a cabeça do Alferes Tiradentes depois de sua pena de morte por enforcamento, no Rio de Janeiro, no ano de 1792.
Em Belo Horizonte, uma série de eventos vão tomar conta da capital mineira. Para o dia 7, a Fundação Clóvis Salgado terá a apresentação do Coral Infanto-Juvenil e Coro Sinfônico do CEFART no FIC (Festival Internacional de Corais). A apresentação acontecerá das 15h às 17h, no Anfiteatro Funarte Liberdade, que fica na Praça da Liberdade, e às 19h, na Igreja de Santa Teresa.
A Fundação Clóvis Salgado preparou também uma exposição que será aberta no dia 17 de setembro, no Palácio da Liberdade, batizada de “Minas, 200 anos de Independência”. A exposição perpassa pela atuação de Minas ao longo da história, que culminou com a independência. O Estado participou dos debates em 1822 e influenciou diretamente Dom Pedro I em sua decisão, após visita a Ouro Preto. Em 1922, por sua vez, foi sob comando do mineiro Arthur Bernardes que o país celebrou o primeiro centenário da Independência. A proposta da exposição pretende navegar entre três marcos temporais importantes desses dois séculos: 1822, 1922 e 2022. A exposição ficará em cartaz no Palácio da Liberdade até o dia 20 de dezembro.
Finalizando os eventos da Clóvis Salgado, o Cine Humberto Mauro apresentará, em sua plataforma digital cinehumbertomauromais, a Mostra Antônio Francisco Lisboa, com destaque para o filme “Rebelião em Vila Rica”, de 1957, que tem como pano de fundo a Inconfidência Mineira. A direção é de Geraldo Santos Pereira e Renato Santos Pereira.
No Circuito Liberdade haverá o tradicional Cortejo da Liberdade, da Polícia Militar de Minas Gerais, na Alameda Travessia, com os Dragões da Inconfidência acompanhando Dom Pedro I em seu cavalo branco até o Palácio da Liberdade. O evento terá a apresentação dos Dragões da Independência e da Banda da PMMG, das 16h às 18h.
O Memorial Vale terá, no dia 8 de setembro, às 19h30, o lançamento do livro “O Sequestro da Independência: Uma História da Construção do Mito do Sete de Setembro”, dentro do Projeto Sempre um Papo, com Lilia Moritz Schwarcz, Lúcia Klück Stumpf e Carlos Lima Junior falando sobre o livro. O lançamento terá transmissão simultânea nas redes do Sempre Um Papo, em especial o Youtube.
Ouro Preto
Uma grande estrutura cenográfica foi montada especialmente para abrigar a exposição “Já Raiou a Liberdade”, que foi inaugurada no último dia 2 de setembro, uma sexta-feira. A exposição, que está montada entre o monumento a Tiradentes e o Palácio da Inconfidência, e levará o público a uma viagem audiovisual, a partir de Minas, pelos principais acontecimentos que culminaram no grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822.
O local escolhido para abrigar a Exposição é muito representativo, pois desde que a cabeça do mártir da Inconfidência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi ali exposta, a Praça de tornou um marco ao longo dos séculos, e é palco de algumas das principais manifestações do País.
Após Ouro Preto, o Projeto seguirá de forma itinerante pelo interior do Estado, em cidades como Santa Bárbara, Nova Lima e Caeté, até chegar a Sabará.
Programa Educativo
Além da Exposição, a mostra “Já Raiou a Liberdade” também desenvolve um Programa Educativo, direcionado aos estudantes das redes municipal e estadual de ensino das cidades contempladas.
A proposta, que já está em andamento, conta com atividades lúdicas que correspondem às particularidades de cada faixa etária. O “Maleta Liberdade” está sendo desenvolvido com crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em paralelo, acontece a gincana virtual “Você na Independência”, com os alunos do Ensino Médio. O projeto irá premiar a escola vencedora da gincana em dezembro.
O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da AngloGold Ashanti e Copasa, com apoio do Governo de Minas por meio da Fundação Clóvis Salgado e da APPA – Arte e Cultura, além das prefeituras envolvidas. A Mostra é uma realização da Aurum Produção e Eventos.
Hinos Brasileiros
Uma das ramificações da Mostra, a Exposição “Já Raiou a Liberdade: hinos do Brasil”, ficou em cartaz entre os meses de abril e agosto no Palácio da Liberdade, onde a APPA – Arte e Cultura atua como responsável pela promoção.
O público visitante do Palácio teve acesso aos manuscritos dos principais hinos brasileiros, como o da Independência, da Bandeira, o Nacional e o da Proclamação da República. Cerca de 2.800 pessoas visitaram o Palácio no período da exposição. A Mostra exibiu 13 partituras originais que saíram do Rio de Janeiro pela primeira vez.
Os manuscritos foram restaurados pelo Arquivo Público Mineiro e seguiram para as comemorações do bicentenário em Brasília.
SERVIÇO:
Exposição “Já Raiou a Liberdade”
Abertura ao público: dia 02 de setembro, às 19h30
Endereço: Praça Tiradentes, Ouro Preto – MG, 35411-000
Como chegar: https://goo.gl/maps/ufEBzb5c2m2zgmMN7
Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira: das 8h às 20h
Sábado e domingo: das 9h às 21h
Site: www.jaraioualiberdade.com.br
Instagram: @jaraioualiberdade
Facebook: www.facebook.com/jaraioualiberdade
YouTube:www.youtube.com/channel/UCC3qFkn-LFG1VquxMx8q1tQ
resentações de trechos da montagem produzida naquela ocasião pela FCS. Sob a batuta de seus regentes titulares ou de maestros convidados, a orquestra e o coro se juntam a renomados solistas para proporcionarem momentos de encantamento ao público.