Prazo para inscrições vai de 16 de setembro a 8 de outubro; vagas são para início em 2025, nos cursos das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena
Processo Seletivo de Novos Estudantes | Cursos Regulares do Cefart
Inscrições: De 16 de setembro às 23h59 do dia 8 de outubro de 2024, por meio do Formulário de Inscrição disponível no site da FCS (www.fcs.mg.gov.br)
Lista dos candidatos habilitados: 11 de outubro de 2024, a partir das 18h, no site da FCS (www.fcs.mg.gov.br)
Recursos: De 11 de outubro até as 23h59 do dia 13 de outubro de 2024, pelo e-mail
selecaocefart@palaciodasartes.com.br
Período de seleção: 19 de outubro a 13 de dezembro de 2024 (apenas para a Escola de Teatro); 19 de outubro a 11 de dezembro de 2024 (demais cursos)
Resultado final, pós recursos: 23 de dezembro de 2024, a partir das 18h, no site da FCS (www.fcs.mg.gov.br)
Matrícula: De 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025
Início das aulas: 17 de fevereiro de 2025
Informações para o público: (31) 3236-7307 /www.fcs.mg.gov.br
Informações para a imprensa:
Lucas Oliveira | (31) 3236-7378 | (31) 98592-2377 |
lucashenriquegomesdeoliveira@gmail.com
A Fundação Clóvis Salgado (FCS) anuncia a abertura de inscrições para os Cursos Regulares do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart (Cefart). São 483 vagas nos cursos oferecidos pelas Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena, com início das aulas previsto para fevereiro de 2025. Todas as atividades, bem como o processo seletivo, são oferecidas de forma gratuita, e o prazo para inscrições tem início no dia 16/9 (segunda-feira), se estendendo até 8/10 (terça-feira). O processo seletivo para todas as escolas é composto por, no mínimo, duas etapas, com entrevistas e/ou provas práticas. O calendário completo, o formulário de inscrição e os editais para ingresso em cada escola estão disponíveis no site da Fundação Clóvis Salgado.
Todos os cursos das Escolas de Dança, Teatro e Tecnologia da Cena serão ofertados na modalidade presencial. Já no caso das Escolas de Artes Visuais e Música, os Cursos Básicos de Arte-Educação, de Curadoria e Expografia e de Regência de Bandas serão oferecidos por meio de aulas remotas (on-line), realizadas por meio da plataforma eletrônica Cefart Virtual.
O “Processo Seletivo de Novos Estudantes dos Cursos Regulares do Cefart” é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. A ação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio.
O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 32 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.
Oportunidades diversas – São 16 cursos regulares oferecidos e mais o projeto permanente de extensão do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes, para pessoas de todas as idades, com possibilidades de aulas de manhã, à tarde ou à noite, a depender da opção. Dúvidas, pedidos de recurso e outras demandas referentes ao Processo Seletivo podem ser encaminhadas ao email selecaocefart@palaciodasartes.com.br. São oferecidas vagas nas seguintes escolas e cursos:
Escola de Dança
- Curso Básico de Dança – 45 vagas
- Curso Preparatório de Dança – 10 vagas
- Curso Técnico em Dança – 25 vagas
Escola de Artes Visuais
- Curso Básico de Arte-Educação – 45 vagas
- Curso Básico de Curadoria – 45 vagas
- Curso Básico de Expografia – 45 vagas
- Curso Formação Inicial Continuada (FIC) de Assistente de Produção Cultural – 15 vagas
Escola de Música
- Curso Básico de Música – 67 vagas
- Coral Infantojuvenil Palácio das Artes – 12 vagas
- Curso de Musicalização para Adultos – 50 vagas
- Curso de Regência de Bandas – 24 vagas
Escola de Teatro – 20 vagas para cada turno
- Curso Técnico em Teatro (Manhã)
- Curso Técnico em Teatro (Noite)
Escola de Tecnologia da Cena – 15 vagas para cada curso
- Curso Formação Inicial Continuada (FIC) de Auxiliar de Cenotecnia
- Curso Formação Inicial Continuada (FIC) de Figurinista
- Curso Formação Inicial Continuada (FIC) de Iluminador Cênico
- Curso Formação Inicial Continuada (FIC) de Sonoplasta
CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador programa pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos já foram formadas ao longo da trajetória da instituição, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos nos quais se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete e mais 30 equipamentos culturais independentes. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.
Texto: Fundação Clóvis Salgado