FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO ABRE 200 VAGAS PARA CURSOS DE EXTENSÃO GRATUITOS DO CEFART, COM INÍCIO DAS AULAS EM AGOSTO

Prazo para inscrições vai de 12 a 28 de julho; cursos incluem iniciação ao samba no pé, introdução ao desenho artístico, musicalização para crianças e muito mais


Cursos de extensão das Escolas de

Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena do Cefart

Inscrições: De 12 de julho até 23h59 do dia 28 de julho de 2024 de 2024, por meio da Ficha de Inscrição disponível no site da FCS a partir do dia 12

Resultado preliminar: 30 de julho, a partir das 18h no site da FCS

Recursos: De 30 de julho até as 23h59 de 31 de julho de 2024 pelo e-mail selecaocefart@palaciodasartes.com.br 

Resultado final: 2 de agosto de 2024, às 18h, no site da FCS   

Matrícula: 2 a 6 de agosto de 2024, exclusivamente por plataforma on-line, através de link que será enviado por e-mail aos candidatos/as aprovados/as 

Início das aulas: A partir da semana do dia 12 de agosto (de acordo com datas iniciais previstas em cada curso)

Informações para o público: (31) 3236-7307 /www.fcs.mg.gov.br  


Espetáculo de Formatura “Plataforma 23”. (Crédito: Paulo Lacerda)

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) anuncia a abertura de inscrições para os cursos de extensão das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. São 200 vagas distribuídas nos cursos “Ziriguidum! Iniciação ao samba no pé”, “Musicalização para crianças”, “Música para adolescentes”, “Ateliê de desenho”, “Introdução ao desenho artístico: objeto”, “Arquitetura e Arte Colonial Mineira”, “Maquiagem Artística” e “Grupo de Estudos de Corpo, performance e filosofia: tempo e movimento em Bergson”. O início das aulas será a partir da segunda semana de agosto, de acordo com as datas de cada curso. Todas as atividades, bem como a inscrição no processo seletivo, são oferecidas de forma gratuita, e o prazo para inscrições tem início nesta sexta-feira (12/7) e segue até as 23h59 do dia 28/7 (domingo). O processo seletivo para todos os cursos ofertados neste edital ocorre por meio de ordem de inscrição, ou seja, os primeiros inscritos dentro do número ofertado de vagas, e dos pré-requisitos estabelecidos, tornam-se habilitados para realizar os cursos. Cada curso possui diferentes critérios de seleção, e a duração de cada atividade também varia. O calendário completo, o formulário de inscrição e o edital referente aos cursos estarão disponíveis no site da FCS a partir desta sexta-feira. 

Uma parte dos cursos será ofertada na modalidade de aulas remotas (on-line), realizadas por meio da plataforma eletrônica Cefart Virtual, para que candidatos de diversas localidades também possam se tornar alunos(as). Os cursos ofertados na modalidade presencial, com aulas nas dependências do Cefart, nas unidades do Palácio das Artes e/ou do Cefart Liberdade, são: “Ziriguidum! Iniciação ao samba no pé”, “Musicalização para crianças”, “Música para adolescentes”, “Ateliê de Desenho”, “Introdução ao desenho artístico: Objeto” e “Maquiagem Artística”. Já “Arquitetura e Arte Colonial Mineira” será um curso online assíncrono, enquanto o “Grupo de Estudos de Corpo, performatividade e filosofia: tempo e movimento em Bergson” também será online, porém de maneira síncrona. 

Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Cursos de extensão das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena do Cefart”As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e Correalização da APPA – Cultura e Patrimônio. Governo Federal, Brasil. União e Reconstrução.

Oportunidades diversas – Os Cursos de Extensão do Cefart têm o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento e caracterizam-se como uma categoria de ingresso a partir da qual os estudantes têm acesso a uma formação de curta duração, focada em competências e habilidades específicas. Têm como objetivo atender às demandas dos candidatos que não possuem disponibilidade para cursarem integralmente os cursos regulares do Cefart, ou que desejam participar de forma mais pontual dos processos artístico-pedagógicos oferecidos pela instituição. O público alvo varia de acordo com cada curso, bem como os pré-requisitos, que estão descritos detalhadamente no edital. Dúvidas, pedidos de recurso e outras demandas referentes ao Processo Seletivo podem ser encaminhadas ao email selecaocefart@palaciodasartes.com.br

Dia do Pequeno Artista. (Crédito: Paulo Lacerda)

Cursos de Extensão do Cefart – Agosto e Setembro de 2024

Ziriguidum! Iniciação ao samba no pé – 30 vagas

A oficina tem como proposta a vivência em um dos estilos mais populares e conhecidos no Brasil, o samba no pé. Serão trabalhados os fundamentos do samba no pé, musicalidade e criatividade na dança. As aulas irão aliar diversão e técnica, trazendo princípios da dança de maneira leve, divertida e lúdica.

Musicalização para crianças – 40 vagas (20 por turma)

O curso visa proporcionar aos alunos a construção, vivência e apropriação da linguagem musical por meio de atividades que tangem a apropriação musical em seus elementos básicos, criação espontânea, escuta ativa e sensibilidade artística.

Música para adolescentes – 20 vagas

Experienciar as ideias de criação, invenção, expressão aliadas ao fazer musical prático e ao refinamento da escuta. Construção da voz enquanto instrumento musical expressivo e despertar do corpo para potencialidades rítmicas.

Ateliê de desenho – 20 vagas

Com o Ateliê de desenho, você vai estar inserido em um ambiente cuja proposta é desenhar, refletir sobre a prática, trocar e compartilhar. Além da socialização, o curso conta com o estudo de textos relacionados ao tema, atividades de criatividade e desenvolvimento de uma pesquisa na área, sempre com o acompanhamento e o retorno da professora. O curso inclui aulas sobre os artistas, a história e os conceitos por trás do desenho artístico.

Introdução ao desenho artístico: objeto  – 20 vagas

Com a Introdução ao desenho artístico: objeto, você vai aprender as principais técnicas de desenho de observação, a partir de objetos comuns do cotidiano, além de conhecer quais são os materiais básicos para começar. As aulas serão presenciais, com atividades e tutoriais elaborados para aperfeiçoar o seu desenho através da prática, sempre com o acompanhamento e o retorno da professora. O curso inclui aulas sobre os artistas, a história e os conceitos por trás do desenho artístico.

Arquitetura e Arte Colonial Mineira – 20 vagas

Urbanização nas vilas e cidades coloniais mineiras, destacando as mudanças e permanências das habitações e dos modos de vida, bem como as técnicas e os materiais utilizados para a concepção da arquitetura colonial. Com enfoque também voltado para a plasticidade e condicionantes sociais e econômicas que moldaram a arquitetura religiosa, este curso pretende fazer um panorama geral do quadro arquitetônico e político-social desenvolvido nas minas em meados do séc. XVI até o séc. XIX.

Maquiagem Artística – 20 vagas

Promoção de assimilação de conceitos básicos sobre: caracterização artística e maquiagem de caracterização; conhecimento e uso de materiais, instrumentos e técnicas. Reflexão e prática sobre procedimentos inerentes a figurino e maquiagem cênica. Reflexão sobre mercado, relações profissionais e produção técnica da maquiagem de caracterização artística. Experimento de produção da caracterização de um personagem.

Grupo de Estudos de Corpo, performatividade e filosofia: tempo e movimento em Bergson – 30 vagas

Grupo de Estudos dedicado às conexões, ressonâncias e confluências entre corpo, performatividade e filosofia, abordando desta vez o livro Matéria e Memória de Bergson, tendo por guia a abordagem de Gilles Deleuze. Tem por foco as questões sobre tempo, corporalidade e performance, memória e imagem.

Fotos dos formando do Curso de Dança. (Crédito: Paulo Lacerda)

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais.  São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos