Espetáculo gratuito promovido pela COPASA comoveu a todos, com um repertório unindo temas natalinos e populares, dentro das festividades do Natal da Mineiridade
Integrando a programação cultural do Natal da Mineiridade, o Palácio da Liberdade foi palco de uma apresentação natalina da Orquestra Jovem das Gerais, sediada em Contagem e que trabalha com crianças e jovens de áreas periféricas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A COPASA é uma das patrocinadoras do projeto.
Com a tenda anexa ao Palácio completamente lotada, a apresentação teve início às 18h, com um repertório de músicas do cancioneiro popular, com canções de Ary Barroso, Luiz Gonzaga e Paulinho da Viola, e os grandes temas de Natal.
Para a assistente de Comunicação da COPASA, Carmem Elise Matos, ao destacar a importância do Projeto e da parceria com a Orquestra, “a COPASA se mostra uma empresa que tem compromisso social, que acredita na formação da cidadania por meio da educação, da arte, da música, transformando vidas e dando um futuro melhor para nossos jovens”. Para o maestro da Orquestra, Renato Almeida, “hoje são 1800 pessoas atendidas pelo nosso projeto, em vários municípios da Grande Belo Horizonte. Onde chegamos, levamos uma proposta de vida, uma oportunidade, tendo a música como a grande agente de transformação”.
Fundada em 1997, a Orquestra Jovem das Gerais acumula inúmeras apresentações no Brasil e nos festivais internacionais, como na Alemanha, Suécia, Áustria, França e Estados Unidos, dentre muitos outros países. Durante todo esse tempo, o Projeto já incentivou cerca de 2.200 alunos, que atualmente fazem parte de outras instituições e que estão cursando música nas Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Australian Guild Of Music Education, Haute École de Musique de Genève – HEM, Mannes College The New School for Music – New York – U.S.A.
A COPASA, como patrocinadora das ações de promoção, recepção e educação patrimonial do Palácio da Liberdade, gerenciado pela APPA – Arte e Cultura, tem como objetivo investir na promoção, manutenção e preservação do patrimônio cultural do Estado, contribuindo para o fortalecimento do setor cultural e para a promoção dos bens culturais enquanto mecanismo de afirmação da identidade de um povo.
Lançado no último dia 2 de dezembro, o Natal da Mineiridade, além da decoração de Natal da Praça da Liberdade e dos 33 equipamentos do Circuito Liberdade, oferece uma vasta programação cultural, sempre destacando as várias manifestações do Estado de Minas Gerais. O Natal da Mineiridade representa um verdadeiro encontro para as várias culturas mineiras. A proposta é que as múltiplas linguagens artísticas presentes no Estado, como a música, o teatro, a literatura, as artes visuais se reúnam, principalmente, na Praça da Liberdade, proporcionando grandes encontros em torno dos festejos natalinos. Com essa iniciativa, o Circuito Liberdade se torna uma vitrine para as tradições mineiras, conectando público, turistas, a capital e as demais cidades do interior em torno do grande patrimônio de Minas Gerais: a mineiridade.