Encontro entre a coordenadora Nayara Leite e integrantes marca o início da nova fase do Comitê DE&I
O que é pertencimento para você?
Com essa pergunta, Nayara Leite, nova coordenadora do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) da APPA – Cultura & Patrimônio, deu início ao evento “Comitê de Cara Nova”, realizado na sede da associação, no dia 30 de outubro. O encontro reuniu novos e veteranos integrantes do comitê para uma roda de apresentações irreverente, onde cada participante compartilhou pelo menos dois fatos sobre si que não estão no currículo e que ninguém poderia imaginar, suas ideias sobre pertencimento e as expectativas para fortalecer a APPA como um espaço cada vez mais inclusivo e equitativo.
Para Nayara, o “Comitê de Cara Nova” foi um momento emocionante e de aprendizado coletivo, que marcou sua chegada à coordenação e a nova fase do comitê. “Nesse processo, me debrucei sobre os materiais que o Comitê já criou, e estar aqui hoje, encontrando pessoas comprometidas com a diversidade e a inclusão, me faz sentir em casa. É lindo ver como conseguimos extrapolar o ambiente formal e nos acolher, nos abraçar e nos comprometer com essa causa.”
Pertencimento é um tema plural, com múltiplas aplicações e interpretações no ambiente profissional e pessoal. Para Joana Souza, gerente de projetos do Cefart e nova integrante do comitê, “a palavra pertencimento remete à origem, à cultura, e é interessante ver quantas camadas sociais, econômicas e culturais estão presentes e nos constroem como seres. Esse sentimento transborda nas nossas atitudes e no desejo de construir uma sociedade mais igualitária.”
Xavier Vieira, presidente da APPA, ressaltou o impacto positivo que o comitê tem gerado desde sua criação. Para ele, essa nova fase representa uma evolução na organização interna e no compromisso da associação com os temas de diversidade, equidade e inclusão. “O comitê agora passa a ser um comitê consultivo com uma nova coordenação que atuará diretamente nas entregas. Crescemos muito com o comitê, que já deixou um legado de pertencimento e posicionamento das equipes em relação aos valores da associação e aos tempos contemporâneos, que exigem cada vez mais comprometimento a esses temas. Convido todos os colaboradores a se aproximarem e a nos ajudarem a construir uma APPA mais igualitária, mais diversa e mais inclusiva.”
Mariana Hippertt, produtora cultural da DIPRO, destacou a importância do comitê como uma ferramenta de transformação, que permite ampliar o entendimento sobre diversidade e inclusão dentro e fora da APPA. “Eu acredito muito no propósito do nosso trabalho aqui dentro. Cultura, lazer e patrimônio só fazem sentido se forem legítimos, diversos e inclusivos. Trabalhar com públicos tão distintos requer prática genuína, e o comitê oferece um espaço de formação interna para difundir e promover o letramento cultural. Não adianta termos projetos tão bonitos se eles não forem verdadeiramente inclusivos e representarem a diversidade do nosso público.”
Com o propósito de gerar mais pertencimento em nossos ambientes internos, o Comitê DE&I da APPA segue sua jornada para fortalecer, cada vez mais, os valores de respeito e equidade que transcendem as paredes da sede e impactam as equipes envolvidas na construção de projetos culturais e de patrimônio diversos e inclusivos. Nayara ressalta que “o futuro é ter mais e mais pessoas comprometidas com essa causa. Um compromisso que estendemos para além da APPA, pensando em nossas relações com a cidade, com Minas e o mundo.”
Texto: Matheus Marinho