Os Jardins do Palácio das Artes estarão abertos para receber crianças, pais e acompanhantes, com atrações gratuitas na Galeria Aberta Amilcar de Castro, Sala Juvenal Dias e Cine Humberto Mauro
Dia do Pequeno Artista
Data: 12 de outubro (quinta-feira)
Horário: 10 às 17 hs
Local: Palácio das Artes
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br
A Fundação Clóvis Salgado realiza, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), uma nova edição do Dia do Pequeno Artista, com programação inédita e gratuita. O evento acontece no Dia das Crianças, quinta-feira (12/10), das 10h às 17h, e contará com apresentações artísticas, atividades formativas e brincadeiras voltadas para os pequenos.
A programação irá começar com apresentações para a primeira infância, trabalhando diversas expressões artísticas – Música, Teatro, Dança e Circo – com foco específico no desenvolvimento e estímulo às crianças de até 6 anos. Em seguida, as crianças poderão participar de oficinas de jardinagem, dança, aquarela e circo. Ao longo de todo o dia, palhaças brincantes animarão o público com jogos e histórias, além de muitos brinquedos. Durante todo o dia, será organizada uma feira de troca de livros, em que crianças, seus pais e convidados poderão trocar livros para incentivar a leitura desde a primeira infância.
O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Dia do Pequeno Artista”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.
Para o gerente de Extensão do Cefart, Fabrício Martins, “é uma grande alegria realizar mais uma edição do Dia do Pequeno Artista. Nós entendemos que a Arte e a Cultura são elementos fundamentais na formação das crianças, e é muito bom reunir toda essa programação, com diversas manifestações artísticas e atividades que vão agradar não apenas as crianças, mas também os pais”, comemorou.
No Cine Humberto Mauro, será realizado o “FestCurtinhas”, com programação especial dentro do 25º FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Serão exibidos curtas-metragens que abordam temas como amizade, amor, infância e juventude. De acordo com Vitor Miranda, gerente do Cine Humberto Mauro, “não poderíamos deixar o público infantil de fora da programação do FestCurtasBH. Nossa ideia é apresentar esse formato dos curtas-metragens para as crianças, inclusive com produções mineiras e de outros lugares do Brasil”, afirmou.
Programação
10h às 17h Palhaças Brincantes, da Caixa Mágica
Jardins, Galeria Aberta Amilcar de Castro e Arena Cefart
10h às 17h Entre Livros – Feira de troca de Livros
Biblioteca do Cefart
10h às 17h Brinquedos, Pipoca e Algodão Doce
Jardins
10h Peça Locotoco, com Serelepe
Galeria Aberta Amílcar de Castro
11h Festa de Quintal – Oficina de danças populares, com Sara Brito
Arena Cefart
11h Contação de histórias, com Fabiana Brasil
Sala Juvenal Dias
12h Lindy Kids – Intervenção de Lindy hop para crianças, com os BeHoppers
Galeria Aberta Amilcar de Castro
13h Oficina de Circo, com os CircoLar
Arena Cefart
14h Coral Infanto Juvenil
Galeria Aberta Amilcar de Castro
14h Festcurtinhas
Cine Humberto Mauro
14h Teatro – Brincando Histórias, com o Grupo Afeto
Sala Juvenal Dias
14h30 Oficina de Libras, “Soletrando com as Mãos”, com Leia Araujo
Arena Cefart
16h Apresentação de Dança, com a Escola de Dança do Cefart
Galeria Aberta Amílcar de Castro
15h30 Oficina de Aquarela e Jardinagem
Arena Cefart
16h – Festcurtinhas
Cine Humberto Mauro
16h – Marionetes a Fio, com a Companhia Inventos
Sala Juvenal Dias
16h30 – Pocket Show, com Circular
Galeria Aberta Amílcar de Castro
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.
Texto: Fundação Clóvis Salgado