Cinema, teatro, contação de histórias, exposições, concertos e oficinas compõem o conjunto de atividades nos mais diversos equipamentos da rede
Mês das Crianças no Circuito Liberdade
Datas: 11/10 a 31/10
Horários: Variáveis
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Sesiminas, Centro Cultural Unimed-BH Minas, Cine Teatro Brasil, Espaço do Conhecimento UFMG, Memorial Minas Gerais Vale, Museu dos Brinquedos, Palácio da Liberdade e Palácio das Artes
Classificação indicativa: Livre
Eventos com entrada gratuita ou ingressos a preços populares
Informações para a imprensa:
Lucas Oliveira | (31) 3236-7378 | (31) 98592-2377 |
lucashenriquegomesdeoliveira@gmail.com
O mês das crianças chegou, e o Circuito Liberdade apresenta uma programação especial direcionada a diversos públicos nos equipamentos culturais que fazem parte da rede. Cinema, teatro, contação de histórias, exposições, concertos e oficinas compõem a série de atividades preparada para introduzir nos visitantes, desde a infância, a vivência nos espaços artísticos da cidade, destacando a integração dos equipamentos do Circuito Liberdade e as variadas opções gratuitas ou a preços populares. Dos dias 11/10 a 31/10, em diversos horários ao longo do dia, o público poderá conferir a multiplicidade de ofertas culturais nos seguintes equipamentos: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Sesiminas, Centro Cultural Unimed-BH Minas, Cine Teatro Brasil, Espaço do Conhecimento UFMG, Memorial Minas Gerais Vale, Museu dos Brinquedos, Palácio da Liberdade e Palácio das Artes.
No próprio Dia das Crianças (12/10, sábado), o projeto “Se Essa Rua Fosse Nossa”, idealizado pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, promove a ocupação da Alameda da Educação (rua em frente ao Prédio Rosa, casa do MM Gerdau) com atividades voltadas para o público infantil. Em 2024, a ação recebe novamente a parceria e correalização da Biblioteca Pública Estadual, da Casa Fiat de Cultura, do Memorial Minas Gerais Vale e do Palácio da Liberdade. O evento acontece das 10h às 16h, com atividades lúdicas e divertidas, como contações de histórias, oficinas de pintura, tear e bonecos, criação de geodos, brincadeiras de rua, espaço de jogos interativos e acessíveis e atividades que incentivam a leitura.
Outro destaque é a segunda edição do “Quintal do Memorial”, com ações culturais e educativas que vão animar a Praça da Liberdade no dia 13/10 (domingo), mantendo vivos os programas do Memorial Vale enquanto o edifício-sede passa por obras de renovação e instalação de uma nova expografia permanente. A programação, que vai das 10h às 17h, contará com performances, shows, peças teatrais, oficinas criativas, atividades recreativas e visitas patrimoniais na praça e na cidade.
Natalie Oliffson, coordenadora executiva do Circuito Liberdade na Fundação Clóvis Salgado, enfatiza a importância de uma curadoria temática que une ainda mais a rede de equipamentos e atesta a potência criativa dos diversos parceiros espalhados pelo coração da cidade de Belo Horizonte. “O mês das crianças no Circuito Liberdade é sempre um momento muito importante. Além de inúmeras programações especiais, este ano, pela segunda vez, vários equipamentos se uniram para oferecer ao público um dia repleto de atividades diversificadas na rua. E a programação não para por aí, ela segue ao longo de todo o mês, em diversos espaços e com vários enfoques. Existem atividades que promovem um encontro mais direto com a arte, outras que reforçam o aprendizado científico, aquelas que enfatizam histórias subjetivas e de grupos da nossa sociedade e também as que nos conectam com manifestações da rica cultura popular de Minas Gerais e do Brasil, então é um mês cheio de opções que vai unir, lazer, cultura e conhecimento para traduzir nosso compromisso com a formação cidadã das crianças através do acesso à cultura”, ressalta.
PROGRAMAÇÃO – MÊS DAS CRIANÇAS NO CIRCUITO LIBERDADE
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
11/10 – Contação de Histórias: “Brincar de morar em livros”
15/10 – Oficina de Origami
Centro Cultural Banco do Brasil – Datas variadas, concentradas de 12 a 20/10
Educativo – Roda de Leitura, História Contada, “Ateliê Bebê: Ciranda e Parangolé”, “Ateliê Criação: Corpo Teia”, “Ateliê Experimentação: Tear” e “Sarau: Histórias na Roda Ancestral, com Madu Costa”
“Mostra Carroça de Mamulengos – Três Gerações de Arte Brincante”: Espetáculos “O Babauzeiro” e “Janeiros”
“Mostra Carroça de Mamulengos – Três Gerações de Arte Brincante”: Oficina “Cantos e
Cantigas Populares”
Pipoca, algodão doce, balão e cabine fotográfica
12/10 – Orquestra Sesiminas apresenta: “A Arca de Noé”
13/10 – “Sítio Rosa”: Show de estreia e lançamento do vinil
Centro Cultural Unimed-BH Minas
12 e 13/10 – Peça infantil musical “O palco encantado do rock no Brasil”
20/10 – “Entre – Festival das Infâncias”: Espetáculo “Três Fadas Moribundas”
23/10 – Espetáculo teatral “A Comédia Mágica KIDS: Kradyn Junior recebe Tonny Odahkann e Mágico Hildon”
12/10 – Observação Solar (evento “Se essa rua fosse nossa”)
12/10 – Oficina “O que são Estações do Ano?”
15/10 – Oficina “Libras para Crianças”
16/10 – Oficina “Como o avião voa?”
13/10 – Oficina “Makamba Brincante”
05/10 – “Os Saltimbancos”
12/10 – “Chapeuzinho Vermelho”
15/10 – “O Pequeno Príncipe”
19/10 – “Sítio do Pica-Pau Amarelo”
26/10 – “Os 3 Porquinhos”
09/10 – “Coral Black to Black Infanto-Juvenil”
23/10 a 31/10 – “Exposição Telegarrafas”
02/10 a 20/10 – Exposição “Telegarrafas”
11/10 – Concerto da Banda Sinfônica do Cefart
11 a 22/10 – Mostra de cinema “Pequenos Grandes Protagonistas”
18 a 20/10 – 4º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte
27/10 – Espetáculo “A guitarra mágica”
CIRCUITO LIBERDADE – O Circuito Liberdade conta com 35 equipamentos integrados, reunindo diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos espaços do Circuito buscam o desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades. O Circuito Liberdade tem gestão da Fundação Clóvis Salgado e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete, entre outros diversos equipamentos. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.
Texto: Fundação Clóvis Salgado