Dedicada à arqueologia, novo espaço recebeu em sua abertura alunos da rede pública de ensino da cidade vizinha de Raposos
O Centro de Memória da AngloGold Ashanti, atrativo turístico, cultural e educacional da cidade de Nova Lima conta agora com mais um atrativo, a Sala de Arqueologia Por um Dia.
Criado para contar e documentar a história da mineração no município, o Centro de Memória tem como proposta museológica para sua nova Sala de Arqueologia Por um Dia, a imersão pedagógica no ofício da arqueologia, abordando seu campo de estudo, pesquisas e atuação, de maneira teórica e prática.
Durante a visitação inaugural, os estudantes entre 5 e 15 anos de idade, das redes municipal e estadual de ensino de Raposos, participantes do Programa Educativo Bom de Bola, Bom de Escola, puderam vivenciar o universo e o ofício da arqueologia, entendendo o dia-a-dia da profissão, suas ferramentas, instrumentos utilizados no mapeamento de objetos encontrados e as muitas situações vividas durante a pesquisa e identificação de um sítio arqueológico.
A visita aconteceu no período da manhã, com um grupo de 21 alunos, quatro educadores e duas mães. Para o aluno Jonatas Vieira, de sete anos, da Escola Sagrado Coração de Jesus, a visita à Sala de Arqueologia “foi muito legal, porque além de conhecer um pouco da arqueologia, a gente fez atividades em grupo, o que eu ainda não havia feito”. Para a mãe que acompanhava o grupo, Vilma Pereira da Silva, “isso tudo é muito gratificante, pois vem ao encontro da formação das crianças, que podem viver na prática coisas que eles apenas viam na televisão e nas redes sociais. Isso faz parte da formação delas”. Para um dos coordenadores do grupo, Robson Jesus Reis, “é muito importante para nós, que trabalhamos diretamente com as crianças, ter uma atividade como essa, que é prática também. Isso mexe diretamente com os interesses das crianças, é só ver como elas estão empolgadas com tudo isso. Só temos a agradecer por uma oportunidade como essa”.
A iniciativa da visita faz parte do Programa Educativo do Centro de Memória, viabilizado pelo Projeto de Lei de Incentivo à Cultura, sob a gestão da APPA – Arte e Cultura.
O Centro de Memória abriga três mil objetos utilizados ao longo da história da mineração no mundo, além de seis mil livros, sete mil fotos históricas e 20 mil documentos que contam a história da mineração de ouro no Brasil, especialmente nos estados de Minas Gerais e Goiás.
Para conhecer a Sala da Arqueologia do Centro de Memória da AngloGold Ashanti em Nova Lima, é só entrar em contato pelo telefone (31) 3589-1716; WhatsApp (31) 97200-7978 ou pelo e-mail: centrodememoria@anglogoldashanti.com. O Centro fica aberto de quarta a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. As visitas são gratuitas.
Texto: Petrônio Souza