Grupo, composto por professores e alunos do Cefart, faz apresentação gratuita na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na terça-feira (30/5), às 19h
Cefart às Sete – Cefart BigBand
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Endereço: Praça da Liberdade, 21
Data: 30 de maio as 19h
Entrada Gratuita
Classificação Livre
Informações para o público: (31) 3236-7400
Jazz, soul, samba e forró. Tudo isso, e muito mais, poderá ser visto na apresentação do Cefart BigBand no dia 30 de maio (terça-feira), às 19h, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. O grupo, que é composto por professores e alunos do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), dá início à temporada 2023 do Cefart às Sete, programa em que todos os grandes grupos da escola se apresentam ao longo do ano. Com entrada gratuita, a BigBand interpretará uma seleção de clássicos populares, trilhas sonoras de filmes e ritmos tipicamente brasileiros.
O Cefart Bigband é uma proposta artístico-pedagógica que busca inspiração no formato das big bands, famosas Orquestras de Jazz americanas. O repertório contempla a tradição musical americana com temas de jazz, soul e funk. Não parando por aí, o grupo propõe interpretações da música brasileira, apresentando sambas, bossa nova, baião e forró. Além dos sucessos de Tom Jobim, Pixinguinha, Henry Mancini e George Gershwin, a apresentação da Cefart Big Band traz também outras obras reverenciadas dentro da tradição musical popular americana e brasileira do século XX.
Clarissa Miranda é aluna do Cefart desde 2019 e faz parte da BigBand tocando trombone. Sua família é de Sabará, cidade que possui tradição de banda, por isso ela cresceu querendo tocar esse instrumento, e ressalta a importância de fazer parte do grupo. “Quem toca jazz toca tudo, porque é um tipo de música muito desafiadora e complexa. Eu faço questão de estar na BigBand porque lá é um aprendizado absurdo. Eu percebo que desde que eu entrei até hoje, aprendi e amadureci muito”, diz.
Clarissa traz um importante recado para as famílias. “Eu recomendo muito que as famílias levem as crianças para assistir. Embora seja jazz, um estilo não muito voltado para crianças, é uma oportunidade muito legal, principalmente por ser gratuito, para as crianças conhecerem os instrumentos musicais. ”
A Cefart BigBand é um grupo com formação de instrumentos de sopro, metais, harmônicos, percussão e canto. “O público vai poder apreciar a música urbana tanto brasileira como americana”, conta Camilo Christófaro, coordenador da Escola de Música do Cefart e regente da BigBand. “Essa é a primeira apresentação desse ano do Cefart às Sete. Parte do repertório foi preparado no ano passado e parte esse ano, contando com sucessos populares como Upton Funk do cantor Bruno Mars”, revela.
O programa Cefart às Sete começou em 2022. Ele faz parte da legitimação do processo pedagógico, mesclando técnica e vivência no palco. “É como se o palco funcionasse como uma sala de aula, todos os grandes grupos do Cefart irão se apresentar. A expectativa é que os alunos aproveitem essa oportunidade com as parcerias que a escola está estabelecendo e ocupem esses espaços”, explica Camilo.
É comum, nessa formação instrumental, a participação de cantores em temas musicais: é o caso de “Night and Day”, escrita por Cole Porter, compositor estadunidense nascido em 1891 e considerado um dos melhores do século passado, principalmente lembrado por suas obras para espetáculos teatrais e filmes. Originalmente composta em 1932 para um musical e depois adaptado para o cinema, a canção já foi interpretada por inúmeros artistas de renome, como Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e Lady Gaga. Já “September”, lançada em 1978 pelo grupo Earth, Wind & Fire é um grande sucesso da música POP americana, mostrando a versatilidade dessa formação musical.
Fazendo a ponte entre Estados Unidos e Brasil, o repertório da apresentação deste Cefart às Sete – Cefart Bigband conta também com “Manhã de Carnaval”, clássico escrito pelo carioca Luiz Bonfá. “Bebê”, de Hermeto Pascoal, é outra obra notável do cancioneiro nacional que integra o programa. O compositor, multi-instrumentista e arranjador alagoano é conhecido pela versatilidade e já teve suas obras executadas por inúmeras orquestras sinfônicas do Brasil e do exterior.
FICHA TÉCNICA
Professores
Camilo Cordova Christófaro – Coordenação e Regência
Luis Flávio Aguiar Miranda – Saxofone Alto
Isaque Macedo – Trombone
Igor de Lima Pereira – Trombone
Gustavo Machado – Trompete
Alunos
Ayla Afonso Manso – Voz
Nathalia Romana Silva Gomes – Voz
Lucas Ribeiro Santos – Contrabaixo
Thiago José Figueira Fernandes – Bateria
Jonathan Elidio de Matos Gonçalves – Bateria
José Antônio de Moura Salgado – Piano
Raphael Machado – Guitarra
Arthur Xavier Gomes Ribeiro – Guitarra
Thiago Santos Almeida – Trompete
Cláudia Sampaio Costa – Saxofone Tenor
Felipe Aguiar – Saxofone Alto
Mário Hortencio de Oliveira – Saxofone Tenor
Clarissa Miranda e Silva –Trombone
Victor Pereira Nunes – Percussão
Maxwell da Rocha – Percussão
CEFART BIGBAND – foi criado para desenvolver as habilidades dos alunos do curso de música do Centro de Formação Artística e Tecnológica, da Fundação Clóvis Salgado. O grupo é uma proposta artístico-pedagógica que busca inspiração no formato das Big Bands, famosas Orquestras de Jazz americanas, com saxofones, trompetes, trombones, piano, contrabaixo, guitarra, bateria e voz. Propondo uma grande variação de estilos musicais a Cefart BigBand busca proporcionar ao aluno desenvolvimento técnico e artístico, com isso habilitá-lo, tanto para o domínio técnico do instrumento musical, quanto a desenvoltura de sua performance musical.
CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.
Texto: Fundação Clóvis Salgado
Fotos: Paulo Lacerda
Informações para a imprensa:
Vítor Cruz | (31) 99179-1215 l 3236-7419| (31) 99317-8845| vitor.cruz@fcs.mg.gov.br
Thamiris Rezende | (31) 3236-7378 | (31) 99154-9103 l thamiris.rezende@fcs.mg.gov.br
Marcus Vinicius Borges | (31) 3236-7378 | (31) 97521-2756| marcusviniciusborges.fcs@gmail.com