O Projeto de Restauração, Revitalização e (Re)inauguração do Bicame de Nova Lima contempla a revitalização do Bicame, monumento que é símbolo do município de Nova Lima/MG e patrimônio tombado na esfera municipal de natureza sociocultural.
Inaugurado em 1890, pela Saint John d’el Rey Mining Company, o Bicame de Nova Lima, peça essencial na paisagem urbanística da cidade, teve sua última restauração realizada em 1992. Imponente, o Bicame é referência no cenário de Nova Lima e seu principal cartão postal há mais de um século, pois ele remete a história do município e da cultura inglesa, que iniciou o processo de povoamento e de mineração em Nova Lima e foi parte fundamental de seu desenvolvimento urbano e cultural no início do século XIX.
Com 200 metros lineares de extensão, o Bicame liga o córrego Grande ao córrego dos Amores. Sua estrutura atravessa perpendicularmente quatro ruas, formando arcos de passagem para veículos e pedestres.
Revitalizar o Bicame é, sobretudo, revitalizar as raízes culturais, históricas, paisagísticas e arquitetônicas da cidade de Nova Lima, pois ele é um dos maiores legados deixados pelos ingleses no município e resgate de uma história que hoje parece perdida no tempo.
O projeto, que está em curso com obras a pleno vapor, prevê também a instalação de um novo sistema de iluminação, sinalização interpretativa e a realização de ações de educação patrimonial voltadas para a comunidade escolar de Nova Lima.
O Restauro do Bicame de Nova Lima é uma realização do Ministério da Cultura e da APPA – Cultura & Patrimônio. O patrocínio é da AngloGold Ashanti. O apoio é da Prefeitura Municipal de Nova Lima. A execução é da Construpower. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.