Representantes da APPA, da Copasa, da Secretaria de Cultura de Divinópolis e artistas celebram o projeto de arte urbana
O projeto “Arte nas Águas de Minas” foi entregue à comunidade em Divinópolis no dia 6 de novembro, em um evento que contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Diniz Borges Filho, representantes da Copasa e da equipe da APPA – Cultura & Patrimônio. Os murais, criados pelos artistas goianos Douglas de Castro e Renato Pereira, da dupla Bicicleta Sem Freio, e pelos artistas locais Mika Ribeiro e William Pinguim, selecionados por meio de edital da APPA, foram apresentados em uma celebração que reuniu a comunidade para prestigiar o trabalho.
A Diretora de Projetos da APPA, Siomara Farias, destacou que a entrega em Divinópolis marca o início de uma série de obras urbanas que transformarão diversas cidades de Minas Gerais. Ela agradeceu especialmente os artistas que trabalharam diretamente no “Arte nas Águas de Minas”. “Esta é uma grande força deste projeto, que é trazer não só artistas de renome nacional, mas também trazer o olhar local para compor esta galeria de arte pública”, celebrando o compromisso do projeto com a valorização cultural e a identidade regional.
A coordenadora do projeto, Ludmilla Ramalho, destacou o impacto transformador e o potencial de expansão do “Arte nas Águas de Minas”. “Que cheguem mais pessoas, que a iniciativa reverbere para mais cidades e que a gente possa dar continuidade para mais cidades. Só está começando”, afirmou Ludmilla, enfatizando a importância de levar a arte urbana a diversas comunidades mineiras. Ela também celebrou o poder da arte em unir as pessoas. “A arte proporciona este tipo de encontro”, reforçando o compromisso do projeto de fortalecer a arte pública.
O artista William Pinguim, representante de Divinópolis, celebrou a oportunidade de deixar uma marca significativa na cidade. “É uma oportunidade de trazer os personagens que representam a minha história, as montanhas de Minas que eu sempre gostei de fazer, o Rio Itapecerica, que vem de Itapecerica e aqui nos conectamos através do painel, e os buritis, representativos destes mananciais de água que alimentam tanto Minas Gerais quanto o resto do Brasil”, disse Pinguim. refletindo o propósito do projeto “Arte nas Águas de Minas”, que valoriza e reforça a conexão cultural e ambiental com a comunidade.
O projeto Arte nas Águas de Minas é uma realização do Ministério da Cultura e da APPA – Cultura & Patrimônio. O patrocínio é da Copasa, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Governo Federal – União e Reconstrução.
Texto: Sandra Nascimento