Entidade mineira é parceira do Governo do Estado e do BNDES no projeto de restauração e requalificação da Fortaleza de São José de Macapá, principal atrativo turístico e cultural da capital do Amapá
A APPA – Arte e Cultura participou na manhã desta terça-feira, em solenidade realizada na cidade de Macapá, no Estado do Amapá, do lançamento da escuta pública para o projeto que será implementado nas obras de restauração da Fortaleza de São José de Macapá. O projeto tem apoio do BNDES e contempla a restauração, revitalização e requalificação total da Fortaleza, bem como ações focadas no desenvolvimento de atividades culturais e turísticas dentro da Fortaleza e em seu entorno, com reflexos para toda a capital amapaense.
A solenidade contou com a presença do vice-governador do Amapá, Antônio Pinheiro Teles Júnior; da secretária de Estado de Cultura, Clícia di Miceli; do Diretor Financeiro da APPA – Arte e Cultura, Guilherme Domingos e da coordenadora pela APPA do Projeto da Fortaleza, Soraia Faria. Durante a solenidade, foi apresentado o mote da campanha: “Qual Fortaleza você quer? Que tal pensarmos juntos o futuro da Fortaleza de São José de Macapá?”.
O Projeto trata da modernização dos espaços, apresenta novos usos sociais e uma melhor apropriação pelo povo amapaense, fortalecendo os roteiros turísticos locais, estaduais, nacionais e internacionais. O projeto de restauro ainda impulsionará o reconhecimento da Fortaleza como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
A escuta pública foi aberta para que a população participe do projeto com sugestões, opiniões e indicações do que deve ser considerado durante as obras e, até mesmo, nos espaços que serão criados na Fortaleza e sua destinação. O projeto apresentado segue as diretrizes de restauro definidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A consulta pública está disponível no site do Governo do Amapá e da Secretaria de Cultura e ficará aberta até o dia 8 de dezembro, como um canal direto com a população neste link.
Para o diretor financeiro da APPA, Guilherme Domingos, “esse é o momento de ouvirmos a população, saber o que ela deseja ter e encontrar na Fortaleza, pois ela é a verdadeira proprietária desse grande patrimônio do povo amapaense”.
As obras de restauração e requalificação da Fortaleza de São José serão executadas pela Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes – APPA, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado do Amapá.
Sobre a Fortaleza de São José de Macapá
O Sítio Histórico e Arqueológico denominado Fortaleza de São José de Macapá (FSJM) é um dos mais importantes monumentos militares existentes no território brasileiro construído no Século XVIII e reconhecido como a maior fortificação erguida na América do Sul pelos colonizadores portugueses.
Patrimônio nacional e considerado importante símbolo cultural do estado do Amapá, passará por um processo de requalificação por meio de intervenções e obras para conservação e adequação de uso.
Texto: Petrônio Souza