APPA lança campanha anual em prol da saúde mental
Setembro é o mês dedicado à conscientização da importância de cuidar da saúde mental. E a APPA faz questão de prezar pelo bem-estar de seus mais de 130 colaboradores em todas as esferas. Aproveitando nossas comemorações de 30 anos, a partir de 2023, está institucionalizado o “Setembro do Bem-Estar” – uma iniciativa do Setor de Gente & Gestão. Para a primeira edição, a APPA preparou três ações com especialistas em Psicologia e Educação Física: palestra, a primeira CaminhAPPA (23/09 na lagoa da Pampulha) e uma grande confraternização. Afinal, manter a saúde física em dia é primordial para o bem-estar mental, fato já largamente comprovado pela ciência. Segundo a coordenadora do G&G, Virgínia Alves, “o cuidado com o bem-estar dos nossos colaboradores é um cuidado que temos durante todo ano. Institucionalizamos o Setembro Amarelo como forma de chamar a atenção nesse mês, que é tão importante para a saúde mental. A partir de agora, essa é uma atividade permanente na APPA”.
Fundação Clóvis Salgado contabiliza ano de grandes produções
Com correalização da APPA – Arte e Cultura, a Fundação Clóvis já coleciona sucessos e grandes realizações em 2023. Entre ações realizadas e já em andamento, o volume de produções impressiona. Mais de 100 apresentações dos Corpos Artísticos (Orquestra Sinfônica, Coral Lírico e Cia. de Dança), mais de 16 grandes exposições abertas ao público, 13 mostras de cinema realizadas, um festival internacional de cinema, o FestCurtasBH (já anunciado para outubro), 5 escolas de arte e mais de 50 cursos ofertados pelo CEFART – Artes Visuais, Dança, Teatro, Música e Tecnologia da Cena (com mostras práticas, apresentações e espetáculos de formatura).
Além disso, duas grandes óperas entram nessa lista: uma realizada em julho, Viva Ópera, e outra programada para os próximos meses.
“Diversidade em Pauta” destaca a importância da linguagem neutra
O Comitê de Diversidade, Equidade & Inclusão da APPA divulgou, por meio do seu informativo mensal, “Diversidade em Pauta”, explicações a respeito de um assunto que vem sendo bastante debatido ultimamente: a linguagem neutra. A proposta da linguagem neutra, segundo o CDE&I, não é de mudar a língua portuguesa, mas fomentar a discussão acerca de como a língua reflete o poder dos dominantes (a masculinidade, o colonizador entre outros) e propor maneiras de nos conscientizarmos em prol de uma linguagem cada vez mais inclusiva.
É preciso pensar que nosso modo de falar pode priorizar apenas um grupo – como o masculino. Um exemplo de linguagem neutra é a substituição do pronome “todos” por “todes”. Tal alteração reforça que cada pessoa (como mulheres e pessoas não binárias) deve ser incluída e respeitada.
Eventos marcam nova fase da Fazenda Boa Esperança
O Programa Receptivo e Educativo da APPA, que atua na Fazenda Boa Esperança, tem intensificado ações no histórico patrimônio cultural – sob gestão do Iepha-MG. Atividades ligadas à comunidade e às tradições da cidade de Belo Vale, oficinas, encontros, além das usuais visitas públicas, escolares e os encontros com educadores, acontecem em setembro e nos próximos meses de 2023. Em 17/09, você poderá conferir o “Encontro de Congadeiros: Louvor à Santa Efigênia” com a Guarda Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Congado de Vargem de Santana.
Novos conselheiros conhecem projetos da APPA
A APPA recebeu a visita de seus novos conselheiros fiscais: Marisa Martins Simões Coelho e José Eduardo de Lima Pereira. Durante o encontro, os novos conselheiros conheceram detalhes dos projetos em andamento na APPA. Com sua expansão em nível nacional, a APPA entende que só se faz uma grande associação com aquilo que dá origem ao seu nome: o associar-se, o juntar-se, ou seja, a somatória de várias pessoas e papéis, trabalhando juntes, em nome da sociedade civil, pelo fomento da arte, da cultura e do patrimônio. Ainda compõe o Conselho Fiscal o publicitário Simão Fabiano Machado de Lacerda.