Reconhecimento destaca o trabalho da associação no restauro e revitalização de bens patrimoniais em todo Brasil
Em solenidade realizada no Rio de Janeiro na última quinta-feira, 05/09, a APPA foi condecorada pelo Exército Brasileiro, um reconhecimento que celebra a dedicação da associação no restauro e requalificação do patrimônio cultural nacional. A cerimônia contou com a presença de Xavier Vieira, presidente da APPA, Agostinho Neves, vice-presidente e diretor jurídico, e Guilherme Domingos, diretor financeiro.
O Exército Brasileiro é guardião de vários bens históricos espalhados pelo Brasil, sendo dezenas de Fortes, Fortins, Palácios, prédios históricos e monumentos, muitos dos quais são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Entre os projetos em andamento estão as importantes ações realizadas pela APPA no Real Forte Príncipe da Beira, em Rondônia, e no Forte Coimbra, em Mato Grosso do Sul.
Para Xavier Vieira, presidente da APPA, a condecoração é um marco na história da associação e uma inspiração a mais para seguir com novos projetos relevantes para a cultura do Brasil. “Este reconhecimento simboliza a importância de um trabalho contínuo e comprometido. A APPA entende que cuidar do patrimônio é também cuidar das pessoas e da identidade de um povo, preservando suas memórias para as futuras gerações. A honraria concedida pelo Exército Brasileiro reforça nossa missão de promover e difundir a cultura e o patrimônio, contribuindo também para o desenvolvimento socioeconômico da população”.
Agostinho Neves, vice-presidente e diretor jurídico, também destaca a importância desse reconhecimento para a trajetória da APPA. “Receber a comenda do Exército Brasileiro coroa nosso compromisso com a preservação do patrimônio cultural, reafirmando a dedicação da associação no cumprimento de seus objetivos sociais, voltados a interesses de relevância pública e social. Esse reconhecimento se junta ao vultoso portfólio de parcerias desenvolvidas nesses 30 anos de atuação, possibilitando a manutenção de foco e esforços em projetos futuros no intuito de garantir a sedimentação da história patrimonial brasileira.”
A APPA agradece ao Exército Brasileiro, representado pelo General Sibinel, Coronel Pantoja e Coronel Giorgio, pela parceria e apoio nas iniciativas voltadas à preservação e revitalização dos bens culturais sob administração da instituição.
Educação e cultura: projetos que mantém vivos os patrimônios do país
Além de revitalizar estruturas físicas, a APPA tem se destacado pela promoção de projetos educativos e ações de difusão cultural. O foco é garantir que os espaços históricos mantenham sua relevância não só como monumentos, mas como símbolos vivos da nossa cultura, acessíveis a toda a população.
Em seus 31 anos de existência, a APPA já desenvolveu e segue gerenciando, com sucesso, os mais diversos projetos envolvendo bens culturais brasileiros. Entre os mais recentes, estão a restauração e revitalização do Bicame de Nova Lima, da Fortaleza De São José De Macapá e do Real Forte Príncipe da Beira, em Rondônia.