Apresentação da nova marca e anúncio do Circuito Liberdade Virtual foram alguns dos destaques do evento no Palácio das Artes.
O lançamento da nova identidade visual do Circuito Liberdade, realizado no Palácio das Artes no dia 10 de outubro, marcou o início das comemorações de 15 anos do maior complexo cultural, turístico, educativo e criativo da América Latina. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) em parceria com a Fundação Clóvis Salgado (FCS), apresentou uma linguagem visual moderna e conectada à cartografia de Belo Horizonte.
Como parceira de longa data do Circuito, a APPA esteve presente para celebrar esse momento histórico e participa ativamente na gestão do projeto Circuito Liberdade Virtual, que visa o desenvolvimento de um novo portal, previsto para dezembro, que reunirá toda a programação cultural dos 35 espaços integrados ao Circuito Liberdade.
A nova marca simboliza não apenas uma evolução visual, mas um reposicionamento estratégico do Circuito como um eixo criativo, educativo e turístico. Para Gabriel Bencastri, Coordenador de Projetos da APPA, essa renovação é fundamental para acompanhar o dinamismo dos espaços e suas atividades. “É uma grande oportunidade para o público, tanto de Minas Gerais quanto de fora, conhecer essa diversidade cultural. O projeto fortalece a comunicação contemporânea do Circuito e estamos trabalhando no desenvolvimento do novo portal, que facilitará o acesso a essas informações”, afirmou Bencastri.
Durante a cerimônia no Palácio das Artes, Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado e Natalie Olifsson, Coordenadora Executiva do Circuito Liberdade, também anunciaram outras novidades, como o lançamento do Edital de Chamamento para Integração de Empreendedores Criativos, voltado aos estabelecimentos localizados dentro do território da Avenida do Contorno, a integração de 16 novos equipamentos ao complexo e apresentação da intensa programação de fim de ano. O evento contou ainda com uma sensível performance da Cia. de Dança Palácio das Artes para dialogar os conceitos de expansão e movimento da nova marca.
Uma marca que acompanha a expansão do Circuito Liberdade
A nova linguagem visual é um marco na evolução do Circuito Liberdade, que hoje não se limita à Praça da Liberdade, mas abrange equipamentos culturais de todo o perímetro da Avenida do Contorno. Essa expansão, iniciada em 2020, amplia a importância do Circuito como um destino turístico e um ecossistema criativo em MG. Sérgio Rodrigo Reis destacou que o Circuito é uma “porta de entrada de Minas Gerais, onde a criatividade pulsa, gerando emprego e renda”, e complementou dizendo que as iniciativas lançadas agora, como o edital para integração de empreendedores criativos, fazem parte da estratégia de celebração dos 15 anos do Circuito, que serão comemorados oficialmente em março de 2025.
Natalie Olifsson explicou que a nova identidade visual reflete o posicionamento atualizado do Circuito como um espaço cultural, criativo, educativo e turístico. “Ela ilustra a elasticidade, o movimento e as conexões que fazem parte do nosso Circuito. Essa marca traduz o crescimento e a transformação contínua que vivemos”.
Esse conceito foi trabalhado cuidadosamente pelo escritório mineiro Hardy Design. Mariana Hardy, Diretora de Criação, detalhou como esses elementos foram traduzidos no processo criativo: “Os conceitos principais foram conexão, elasticidade e movimento. Nesse sentido, a gente fez uma tradução gráfica conectando dois caracteres, criando essa linha que realmente mostra que os equipamentos estão conectados e que gera movimento. Podemos criar composições diferentes: a marca se expande, se contrai, gira a 90 graus, justamente para expressar como a programação é dinâmica e diversa. É uma marca cambiante, uma marca viva.”
Confira a aplicação das ideias no vídeo de apresentação:
Circuito Liberdade Virtual: um novo portal para uma nova era
Além da nova identidade visual, um dos grandes marcos dessa nova fase de expansão é o lançamento do Circuito Liberdade Virtual, portal que visa integrar digitalmente todos os espaços culturais do circuito. O projeto, gerido pela APPA, tem previsão de lançamento para dezembro e contará com uma interface intuitiva e acessível, facilitando a navegação pelos eventos, exposições e atividades culturais. Para Agostinho Neves, Vice-presidente e Diretor Jurídico da APPA, o portal será uma “ferramenta que potencializará a relevância do Circuito não só em Minas Gerais, mas também no cenário nacional e internacional”. Ele ainda destacou que o portal facilitará o acesso à programação integrada dos equipamentos culturais, promovendo uma conexão ainda mais forte entre os espaços e o público.
Lucelia Takako Marioka, Superintendente de Comunicação Institucional da Copasa, ressaltou o orgulho da empresa em contribuir para o avanço do Circuito Liberdade ao patrocinar o projeto do novo site. “Nesse momento, a Copasa sente-se especialmente orgulhosa de prestar seu apoio, aplauso e incentivo ao projeto ‘Circuito Liberdade Virtual’, como uma maneira de acreditar que todos os movimentos e mudanças, que direcionam a jornada da vida para caminhos melhores e mais seguros, estão alinhados ao mundo que exige transformações urgentes, responsáveis e até revolucionárias.”
O projeto Circuito Liberdade Virtual é uma realização do Ministério da Cultura, do Circuito Liberdade e do Governo do Estado de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O patrocínio é da Copasa. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. Governo Federal – União e Reconstrução.
Texto: Matheus Marinho