Buscando sempre preservar, valorizar, divulgar e ampliar as ações de seu Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão, a APPA realizou um grande encontro em sua sede, com funcionários e apoiadores, para Institucionalizar o Comitê e difundir suas iniciativas
Criado oficialmente no primeiro semestre de 2021, quando o Comitê promoveu em junho daquele ano o 1º Encontro dos integrantes e o 1º Levantamento do Mapa Demográfico da Equipe APPA, o Comitê de Diversidade, Equidade & Inclusão da APPA tem sido muito atuante na entidade.
No fim de março, em ação pioneira, a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes inseriu o Comitê como parte de sua estrutura administrativa, como anunciou durante o encontro o presidente Xavier Vieira, afirmando que “agora o Comitê passa a fazer parte da Instituição, isso transcende a gestão atual e coloca a obrigatoriedade e a responsabilidade da APPA de tê-lo dentro de sua estrutura e de seu desenvolvimento estratégico”.
Durante o evento, foram apresentados os projetos do Comitê DE&I, focados na preservação e promoção de uma gestão inclusiva e plural de pessoas. O Comitê DE&I aposta na formação e treinamento de toda equipe da Associação, desde altas e médias lideranças até os demais colaboradores, também iniciando uma agenda de conscientização aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Estão previstas pelo Comitê medidas para acompanhar indicadores e metas por meio da construção de agenda de atividades e de parâmetros de avaliação na APPA, promovendo um ambiente de conexão e troca entre as equipes como ferramenta articuladora, consultora e conscientizadora na promoção da diversidade, equidade e inclusão. Para isso, o Comitê pretende utilizar o canal de ouvidoria, que garante o anonimato, acompanhando e servindo como uma consultoria para questões relativas à diversidade, equidade e inclusão.
O Comitê definiu, entre muitas ações, levar essas iniciativas a todos colaboradores da APPA, atualizando-os acerca da Política DE&I adotada e sua importância para a gestão plena da APPA. Outras definições apresentadas pelo Comitê foram: estimular a integração de grupos minorizados e/ou vulneráveis da APPA, encorajar a participação de pessoas com as mais diversas identidades, gêneros, raças/etnias, religiões, deficiência, orientações sexuais e origem geográfica, cultural e/ou socioeconômica. O grupo visa ainda buscar a abertura de vagas exclusivas a estes grupos ainda neste ano, como forma de seguir diversificando a equipe APPA.
Com todas essas ações, o Comitê acredita contribuir para que, cada vez mais, a APPA seja uma organização de vanguarda, alinhada a uma agenda sustentável e se mantendo no caminho da redução das desigualdades.
O evento de Institucionalização do Comitê de Diversidade, Equidade & Inclusão da APPA contou com a palestra do professor da Faculdade de Educação da UFMG – Rodrigo Ednilson de Jesus, que fez uma dinâmica com todos os presentes, convidados a criarem desenhos da fase escolar. Em suas palavras, “quando falamos em diversidade, do diverso, precisamos pensar no que é o não-diverso, no que é o considerado normal, referente à norma. A norma não é natural, ela é naturalizada. Por isso mesmo, nada impede que ela também seja desconstruída”.
Para Ane Pepe, um dos fundadores do Comitê, “enquanto membro e pessoa trans não binária, me sinto privilegiado de conseguir promover tal marco na instituição, ao lado de integrantes que acreditam na potência e na necessidade desse trabalho. Compreendo a urgência de promover uma inclusão consciente e interseccional não só no ambiente da APPA, como também em demais espaços de convívio humano. Espero que essa iniciativa seja parte de uma onda maior de inspiração, rumo à responsabilização e reparação nas demais esferas da sociedade.”
Para conhecer o Comitê de Diversidade, Equidade & Inclusão da APPA e suas publicações é só acessar a seção no nosso site. O e-mail do Comitê é: comitediversidade@appa.art.br.