Na agenda de outubro do Programa Educativo, atividades gratuitas acontecem até o dia 25
A Programação Educativa do Palácio das Artes oferece, ao longo de outubro, uma série de atividades gratuitas. A iniciativa integra o Programa Educativo, correalizado pela APPA, e oferece oficinas, visitas mediadas e experiências interativas voltadas a diferentes faixas etárias. As ações acontecem até o dia 25 de outubro, em diversos espaços administrados pela Fundação Clóvis Salgado.
Na programação, estão as visitas mediadas agendadas ao Palácio das Artes e à Câmera Sete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras. No Palácio, os horários são 9h30, 14h, 16h e 19h; já na Câmera Sete, as visitas ocorrem às 9h30 e 16h. Essas experiências interativas estimulam o diálogo, a observação e a reflexão, permitindo que estudantes e grupos explorem as exposições a partir de suas vivências, conectando arte e cotidiano. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail agendamento.educativofcs@appa.art.br.
Exploração sensorial e criatividade
No dia 25 de outubro, às 10h e 16h, será realizada a oficina “Poética do Toque – Máscaras Sensoriais de Lygia Clark”, inspirada nos “Bólides” de Hélio Oiticica e nas criações sensoriais de Lygia Clark. A experiência convida adultos e crianças a explorar o tato como linguagem artística, por meio de brincadeiras e experimentações com caixas táteis, máscaras e esculturas de papel kraft. As oficinas têm vagas limitadas a 15 participantes e as inscrições devem ser feitas sob agendamento prévio.
Arte, aprendizado e descoberta no Palácio das Artes
A programação de outubro já contou com uma Visita Patrimonial para Crianças, especialmente pensada para o público infantil. Em um percurso lúdico e interativo, as crianças descobriram histórias, curiosidades e segredos arquitetônicos do Palácio das Artes, aprendendo sobre a importância da preservação do patrimônio cultural.
Outra atividade foi o “Ateliê das Crianças – oops… O Fantasma Fez de Novo!”, uma contação de histórias sensorial e interativa, adaptada também para pessoas cegas ou com baixa visão. Ambientada no Palácio das Artes no ano 2000, a atividade combinou narrativa oral, efeitos sonoros, objetos táteis, aromas e jogos investigativos, conduzindo o público a desvendar coletivamente um mistério da virada do milênio.
Oficinas inspiradas na literatura, no teatro e nas artes visuais
Já a oficina “Cartas de Alice” propôs às crianças a partir de 10 anos a criação de bonecos de papel inspirados nos soldados de cartas da Rainha de Copas, do clássico Alice no País das Maravilhas. O ateliê “Rostos Encantados: Máscaras Teatrais” inspirou-se no universo do Giramundo para explorar o encantamento, o mistério e a transformação da arte teatral, em uma experiência de criação com cores, formas e texturas.
A oficina “Teatro de Papel e Nanquim” transformou o papel em personagem e palco. A atividade combinou pintura, colagem e teatro de bonecos, resultando em pequenas encenações poéticas e cheias de imaginação.
Fique por dentro da programação mensal do Educativo pelo instagram @palaciodasartes_.
A realização é do Ministério da Cultura, do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes e do Circuito Liberdade. A mantenedora é a Cemig. O patrocínio master é da Vale e do Grupo Fredizak. O patrocínio prime é da ArcelorMittal e Instituto Unimed BH. O patrocínio é da Vivo. A correalização é da APPA – Cultura & Patrimônio. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Vale-Cultura. Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro.