Com início no Dia Nacional do Design, programação gratuita inclui conversas com profissionais, seminário, palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos, além de um roteiro de empreendimentos criativos ligados à área
1ª Semana do Design Mineiro
Data: 5/11 a 9/11
Horários: Variáveis
Local: Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais
(Rua Gonçalves Dias, 1434 – Lourdes, Belo Horizonte)
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita, sujeita a credenciamento no local e lotação do espaço.
Informações para a imprensa:
Lucas Oliveira | (31) 3236-7378 | (31) 98592-2377 |
lucashenriquegomesdeoliveira@gmail.com
O Dia Nacional do Design é comemorado em 5 de novembro, como forma de homenagem aos profissionais que, a partir de conhecimentos técnicos e criatividade visual, são de fundamental importância para as mais variadas formas de comunicação. Já o ano de 2024 marca as sete décadas da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – uma das mais prestigiadas instituições de ensino do Brasil neste campo. Pensando nestas duas efemérides, a Fundação Clóvis Salgado (FCS), gestora do Circuito Liberdade, apresenta a primeira Semana do Design Mineiro em parceria com a Escola de Design da UEMG. O projeto, que faz parte do programa Minas Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), tem como objetivo promover, divulgar e valorizar o design mineiro enquanto expressão criativa. Dos dias 5/11 a 9/11, a programação inclui conversas com profissionais, seminário, palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e o lançamento de um roteiro de empreendimentos criativos ligados ao design localizados no Circuito Liberdade. A entrada é gratuita, sujeita a credenciamento no local e à lotação do espaço.
A potência criativa do estado – A programação começa com uma rodada de “Design Talks” no Mezanino da Escola de Design. No dia 5/11, das 16h20 às 20h, conceituados profissionais do ramo vão conversar com o público sobre diversas frentes de trabalho, tanto as mais conhecidas, como design gráfico e de produtos, quanto aquelas mais específicas, caso do design floral, por exemplo. Já nos dias seguintes, as ações artísticas e formativas continuam, dentro da 26ª edição do Seminário de Pesquisa e Extensão da Escola de Design. De 6/11 a 8/11, das 9h às 19h, uma exposição na Grande Galeria do Espaço Cultural da Escola de Design traz a interface entre design e moda. No mesmo período, das 14h às 17h, uma oficina no Hall de Entrada do espaço joga luz sobre as contribuições do design para o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na quarta-feira, 6/11, das 10h às 21h, uma série de palestras, apresentações orais e mesas-redondas trata de temas variados, como “Design e Memória” e “A Gravura na Arte e Design Contemporâneos”. Na quinta-feira, 7/11, das 8h às 21h, destaque para uma palestra que traz as intersecções entre design e dança, para a oficina de “Florescimento em Crochê” e para exibições audiovisuais trazendo conceitos das artes visuais e do design. Na sexta-feira, 8/11, a programação do Seminário termina com atividades também das 8h às 21h; neste dia, o público poderá participar de uma mesa-redonda sobre “Design e Biomateriais” e assistir a uma palestra online focada no tema “Design e Informação”, entre outras ações nos espaços da Escola de Design da UEMG.
A Semana do Design Mineiro vai culminar no lançamento de um roteiro nas redes sociais e no site do Circuito Liberdade, com equipamentos e estabelecimentos culturais ligados ao design e localizados no interior da Avenida do Contorno. O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, celebra esta e as outras ações que demonstram a relevância do design no estado e oferecem ao público, de forma pioneira, um olhar aprofundado sobre a inventividade dos profissionais mineiros. “Minas Gerais é conhecida pelos seus artistas, pela sua criatividade, mas também pelo seu design. Nós somos referência nacional nessa área, e a nossa Semana do Design Mineiro coloca isso em primeiro plano. É fundamental colocarmos esses criadores e a potência de suas ideias e práticas como protagonistas de uma semana na qual todas as atenções vão se voltar para essa força autoral que é o design do estado de Minas Gerais. Então eu convido a todos para aproveitarem e comemorarem essa semana, para que possamos mostrar e divulgar a criatividade do design mineiro, que tanto é importante e traz orgulho para o Circuito Liberdade e para a Fundação Clóvis Salgado”, ressalta Reis.
A Profª. Heloísa Santos, Diretora da Escola de Design, destaca a atuação conjunta com o Circuito Liberdade e a valorização do trabalho criativo feito em Minas Gerais. “Para a Escola de Design da UEMG é uma honra poder realizar a Semana do Design Mineiro em parceria com o Circuito Liberdade. Trata-se de uma bela oportunidade para celebrar e divulgar o design produzido em Minas Gerais, especialmente com a presença de egressos da Escola de Design mostrando a posição que eles conquistaram na área do design regional, nacional e internacional. Pois sabemos de ex-alunos da Escola que atuam no design nos mais variados níveis, desde empresas e instituições locais até em organizações e entidades em países de outros continentes. Sendo assim, a Semana é motivo de orgulho e muita satisfação pra nós”, enaltece.
CIRCUITO LIBERDADE – O Circuito Liberdade conta com 35 equipamentos integrados, reunindo diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos espaços do Circuito buscam o desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades. O Circuito Liberdade tem gestão da Fundação Clóvis Salgado, uma autarquia da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete, entre outros diversos equipamentos. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.
Texto: Fundação Clóvis Salgado