Projeto de restauro visa preservar o patrimônio e estimular ainda mais o turismo na região de Corumbá-MS
No dia 11 de setembro, a equipe da APPA desembarcou no centro-oeste para dar início a um novo projeto que valoriza um importante pedaço da história do Brasil. Em parceria com o Exército Brasileiro, a APPA irá restaurar o Forte Coimbra, localizado em Corumbá-MS.
Representantes do IPHAN-MS e do Exército receberam o Presidente da APPA, Xavier Vieira, o Vice-Presidente e Diretor Jurídico, Agostinho Neves, e a Coordenadora Geral de Projetos de Patrimônio Cultural, Fernanda Ghirotto, para uma visita técnica ao local. Tombado como patrimônio cultural desde 1974, o Forte Coimbra é um símbolo das batalhas travadas na defesa das fronteiras do Brasil. O projeto de restauro faz parte de uma ação conjunta entre APPA e Exército e tem como meta não apenas revitalizar a estrutura física, mas também potencializar esse equipamento cultural e turístico de destaque na região.
Com entusiasmo pelo início das atividades, Xavier Vieira, presidente da APPA, ressaltou a importância do projeto: “A preservação do Forte Coimbra é mais um compromisso que assumimos com a história do Brasil. Este projeto vai além da restauração da estrutura física, é uma chance de revitalizar nosso patrimônio cultural, ao mesmo tempo em que fomenta o turismo e promove o desenvolvimento regional, sempre alinhados às expectativas da população”.
Fernanda Ghirotto destacou que o impacto da restauração é um marco não só para a preservação do forte, mas também para a economia local. “A ideia é fortalecer o bem como um importante atrativo cultural e construir, conjuntamente com a comunidade, ações de proteção do patrimônio cultural, colaborar para a valorização e reconhecimento do bem”.
A visita foi essencial para identificar as necessidades do local e definir as etapas do planejamento de restauração. Esse trabalho inicial permitirá que a equipe desenvolva um projeto robusto, alinhado com as potencialidades do forte, garantindo não apenas sua preservação, mas também seu constante fortalecimento enquanto ponto turístico da cidade.
Um Forte com mais de dois séculos de história
O Forte Novo de Coimbra, ou simplesmente Forte Coimbra, está situado à margem direita do Rio Paraguai, em uma posição estratégica que, desde o século XVIII, teve como objetivo garantir a posse das terras ao oeste do rio pela Coroa Portuguesa. Fundado em 1775 pelo Capitão Mathias Ribeiro da Costa, o forte é um dos principais marcos da arquitetura militar portuguesa no Brasil.
A fortificação tem um importante valor histórico para o Brasil, pois foi palco de batalhas durante a Guerra da Tríplice Aliança e testemunho da definição de fronteiras entre Portugal e Espanha. Ao longo dos séculos, o forte se tornou um símbolo da resistência e da defesa territorial brasileira. Atualmente, é mantido pelo Exército Brasileiro e se encontra sob os cuidados da 3ª Companhia de Fronteira, unidade da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira/Comando Militar do Oeste.
Projetos de restauro e revitalização em fortes e fortalezas
Além do novo projeto no Forte Coimbra, a APPA também promove ações patrimoniais em outras duas importantes estruturas históricas brasileiras: a Fortaleza de São José de Macapá e o Real Forte Príncipe da Beira, ambos candidatos ao título de Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Na Fortaleza de São José de Macapá, o projeto inclui não só a restauração da estrutura física, mas também a modernização do Museu, que passará a contar com novos espaços, como uma biblioteca, áreas para exposições temporárias e um restaurante, o que promete fomentar ainda mais o turismo local.
No Real Forte Príncipe da Beira, localizado em Rondônia, a proposta também é promover mais oportunidades de geração de renda pela expansão do turismo. O plano inclui a implantação de um Centro de Apoio ao Visitante, a criação de um memorial e a elaboração de projetos arquitetônicos que garantirão a preservação e revitalização da estrutura.