O tradicional clube inicia captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura para preservar e restaurar obra histórica
O Pampulha Iate Clube (PIC) deu um passo importante na preservação do patrimônio cultural de Minas Gerais ao lançar oficialmente, no dia 10 de setembro, o projeto de restauração do painel “Peixes”, obra de Candido Portinari. A peça, instalada na sede do clube, na Pampulha, é considerada uma das mais importantes do acervo artístico brasileiro e agora será revitalizada por meio de um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com a APPA.
A restauração tem como objetivo devolver ao painel suas características originais, assegurando que a obra continue a contar a história não apenas do clube, mas também da arte brasileira.
Campanha “Mergulhe nesta ideia”
No mesmo evento, foi lançada a campanha “Mergulhe nesta ideia”, voltada para captar recursos para a restauração por meio da Lei Rouanet. Empresas podem destinar até 4% do imposto de renda devido e pessoas físicas até 6%, tornando-se parte desse movimento de preservação cultural.
“O painel ‘Peixes’ está instalado em um imóvel tombado pelo município, dentro do conjunto urbanístico da Orla da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Mundial. Com essa campanha, esperamos mobilizar a sociedade e garantir os recursos necessários para essa importante restauração,” ressaltou o Diretor Financeiro da APPA, Guilherme Domingos.
O presidente do PIC Antônio Eustáquio da Rocha Soares também destacou o valor histórico e artístico da obra e reforçou o convite para que os sócios e empresários se engajem no projeto. “Associar sua marca a uma ação cultural desse porte é um gesto de responsabilidade social e de valorização do nosso patrimônio”, afirmou durante o evento.
Com a campanha oficialmente lançada, o PIC e a APPA iniciam agora a captação de recursos. Qualquer pessoa ou empresa interessada pode participar, contribuindo para a preservação da obra e, consequentemente, do legado de Candido Portinari. A campanha é um convite para que a sociedade atue de forma ativa na valorização e preservação da cultura, garantindo que as próximas gerações tenham a oportunidade de apreciar a obra em sua forma original.
Sobre a obra
O painel de azulejos “Peixes” foi inaugurado há 63 anos, junto com a sede do PIC. A obra, composta por 817 azulejos de 15cm x 15cm, tem uma dimensão total de 2,90m x 6,50m e foi produzida pela empresa Vitrais Conrado Sorgenicht S.A., de São Paulo. Em um estilo abstrato, Portinari capturou a expressividade dos peixes e o movimento das águas e recifes.
Além do restauro, o projeto traz também a realização de ações de educação patrimonial e de promoção multimídia deste emblemático patrimônio cultural, possibilitando assim sua preservação, difusão e valorização.