Um dos mais importantes equipamentos culturais do Circuito Liberdade, o Palácio da Liberdade, tem novo contrato para desenvolvimento de suas atividades e ações para os próximos quatro anos
Com o grande sucesso de seus eventos e visitações constantes nos últimos anos, o Palácio da Liberdade se tornou um dos equipamentos turísticos e culturais mais procurados da capital mineira. Para atender e expandir essa demanda, a atual gestora do Palácio, a Fundação Clóvis Salgado, assinou novo termo de parceria com a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes – APPA para manutenção do Receptivo Educativo do Palácio e incremento em suas ações culturais e artísticas.
A solenidade de assinatura do novo termo aconteceu nesta manhã, na sede do Palácio da Liberdade, e contou com a presença do presidente do Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, além de colaboradores e gestores da Fundação; do presidente da APPA – Arte e Cultura, Xavier Vieira e seu vice-presidente, Agostinho Neves, do Diretor Financeiro da APPA, Guilherme Domingos, colaboradores da APPA e de todo o receptivo do Palácio.
Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, “o Palácio da Liberdade é hoje um dos mais importantes equipamentos culturais do Estado. Podemos dizer que ele é uma embaixada informal de Minas Gerais. Quando a população é acolhida aqui como está sendo, isso causa um efeito multiplicador impressionante. O Palácio tem atualmente diferentes usos e talvez seja esse o nosso grande desafio de conciliar tudo isso. Ele continua sendo a sede do poder. Ele é onde o governador e as secretarias de Estado realizam despachos e também eventos institucionais, além dos eventos tradicionais, e isso a gente vai gerenciando e assimilando no dia-a-dia. E são tantas nuances para contar a história desse lugar, as curiosidades arquitetônicas, o que se passou aqui, que precisamos de uma parceria como essa que estamos formalizando mais uma vez com a APPA, que tem toda uma expertise. O que a gente quer agora é que cada vez mais os mineiros se encontrem aqui, sendo um verdadeiro cartão postal de Minas Gerais”.
Para o presidente da APPA – Arte e Cultura, Xavier Vieira, “quando a APPA começou a fazer esse processo de requalificação do uso do Palácio, em 2017, havia uma série de entraves e desafios, e a gente avançou. Chegamos a fazer uma pesquisa e constatamos que o Palácio era o equipamento que mais despertava interesse do público em Belo Horizonte e na região metropolitana. Agora o Palácio como equipamento cultural consolidado é um forte indutor do turismo não só pra Belo Horizonte, mas para toda Minas Gerais. Com esse novo termo, vamos ampliar nossas ações e eventos no Palácio, isso vai refletir nos resultados, nos impactos econômicos, turísticos, culturais, além da formação e educação patrimonial que já promovemos… esses são os nossos desafios a partir deste momento e para os próximos quatro anos”.
Sobre o Palácio da Liberdade
Antiga sede do Governo de Minas Gerais, o Palácio está aberto para visitação de quarta a sexta-feira, de 12h às 17h30 (última entrada às 17h), e aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 17h (última entrada às 16h30).
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: pl.educativo@appa.art.br.
Texto: Petrônio Souza