DIMENSÃO COLETIVA DA DANÇA E QUESTÕES DO FEMININO MARCAM ESPETÁCULOS DE FORMATURA DA ESCOLA DE DANÇA DO CEFART

Coreografias COISA e MUDAS foram criadas com a participação dos formandos do Curso Técnico de Dança, e serão apresentadas nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, no Teatro Francisco Nunes


COISA MUDAS, ESPETÁCULOS DE FORMATURA DO CURSO TÉCNICO EM DANÇA DO CEFART

Datas: 15/12 (sexta-feira), 16/12 (sábado) e 17/12 (domingo)

Horário: Sexta e sábado às 20h, e no domingo às 19h

Local: Teatro Francisco Nunes

(Av. Afonso Pena, s/n, Centro de Belo Horizonte – dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti)

Classificação Indicativa: Livre

ENTRADA GRATUITA, COM RETIRADA DE INGRESSOS A PARTIR DE 2 HORAS ANTES DE CADA APRESENTAÇÃO, NA BILHETERIA DO TEATRO

Informações para o público: (31) 3236-7400


Espetáculo MUDAS. (Créditos: Paulo Lacerda)

COISA é um acontecimento do encontro entre pessoas. Encontro esse que se dirige ao conceito de comunidade enquanto um ecossistema, onde os diferentes organismos interagem em um determinado ambiente. Já MUDAS nasce do desejo de realizar uma montagem sobre o feminino, em seus aspectos simbólicos e vividos. É com estas duas propostas que a Turma de Formandos do Curso Técnico em Dança do Cefart (Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado) finaliza o ano de 2023 e, mais importante, um ciclo de aprendizado na Escola de Dança da instituição. Os espetáculos serão apresentados nos dias 15/12 (sexta-feira)16/12 (sábado) e 17/12 (domingo), no Teatro Francisco Nunes, localizado dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. As apresentações acontecem às 20h, na sexta e no sábado, e às 19h no domingo, sempre com entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de 2 horas antes de cada apresentação, na Bilheteria do Teatro.

Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam COISA MUDAS, Espetáculos de Formatura da Escola de Dança do Cefart. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura. Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

Espetáculo MUDAS. (Créditos: Paulo Lacerda)

Aprendizado em movimento – Tanto COISA quanto MUDAS contaram com a participação das alunas e alunos também ao longo do processo criativo. Os professores Patrícia Werneck e Rodrigo Antero, da Escola de Dança do Cefart, assinaram a orientação coreográfica do espetáculo MUDAS no primeiro semestre de 2023, e explicam que a montagem “carrega a ideia de germinar, florescer, e também de voz silenciada. O que não pode ser calado? ‘Estou viva/o’. ‘Eu preciso falar’. Com essas frases deu-se início ao processo de criação colaborativa, inspirado pelo método BPI – bailarino-pesquisador-intérprete, desenvolvido por Graziela Rodrigues. Através de pesquisa coreográfica, criação de textos, exploração de voz e canto, texturas e elementos da natureza, as/os intérpretes trazem para o palco seus questionamentos”, detalham os professores.

No total, serão 10 alunas e alunos interpretando as duas coreografias em todos os dias de apresentações. O bailarino Alex Dias, convidado especialmente para assumir a direção coreográfica do espetáculo COISA, conta que a criação dá grande destaque para as noções de coletivo e comunidade em movimento. “As interações e os eventos conferem significado à dança, onde cada passo, gesto e movimento é em si uma entidade física, mas que ganham significado quando se relacionam no tempo e no espaço. A dança torna-se portadora de significado coletivo, moldando a identidade e a experiência compartilhada da comunidade. Ao reconhecermos nossa interdependência, abrimos nossos sentidos para os delicados matizes que permeiam cada aspecto da existência, como se estivéssemos dançando ao compasso do universo. Esta ligação profunda com a pulsação da vida nos leva a apreciar a harmonia que permeia cada aspecto da existência. COISA é um processo em constante transformação e interconexão. É uma jornada e não um destino”, resume Alex Dias.

Espetáculo MUDAS. (Créditos: Paulo Lacerda)

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais.  São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das galerias de arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos

Nota Oficial: Adequação de Relatórios à LGPD

A APPA Cultura & Patrimônio, associação de fins não econômicos, detentora dos títulos de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e OS – Organização Social, reafirma seu compromisso institucional com a publicidade e a transparência das informações constantes em seus relatórios.

 

No entanto, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nossos relatórios estão temporariamente fora do ar enquanto realizamos as adequações necessárias. Essas medidas visam garantir a proteção, a segurança e a privacidade das informações de todos os nossos parceiros, colaboradores e público, alinhando-se às exigências legais e regulamentares.

 

A suspensão temporária reforça nosso compromisso com uma governança ética e em conformidade com a legislação vigente, preservando tanto a integridade dos dados quanto a confiança de nossos parceiros e do público.

 

Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos ou informações adicionais. Para entrar em contato, utilize o e-mail grc@appa.art.br.

 

APPA Cultura & Patrimônio