O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura. A escolha da data faz uma homenagem ao dia de nascimento de escritor e jurista Rui Barbosa, que é apontado por muitos como o maior brasileiro de todos os tempos
Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Foi ele um dos primeiros a levantar a bandeira de defesa da cultura original do Brasil, o que era chamado na época de brasilianismo.
A palavra cultura vem do latim, sendo um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente, especialmente na antropologia, que cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”. A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.
As manifestações artísticas são nascida dessa cultura, desse cultivo, que é passado além do tempo, de geração a geração.
Minas na vanguarda da cultura brasileira
A Fundação Clóvis Salgado vem há décadas dando continuidade a esse fazer artístico, passando de geração a geração técnicas, conhecimento e vivências em várias áreas de nossa cultura.
Em seus corpos artísticos, a FCS trabalha com o objetivo de formar e também atualizar os conhecimentos de estudantes e profissionais de diversas áreas: música, dança, teatro, cinema, literatura, incluindo profissionais da rede formal de ensino.
E são muitas as Atividades de Ensino e de Extensão do Cefart – Centro De Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado. A missão do Cefart é apoiar, incentivar, realizar e fortalecer ações de estímulo à democratização do acesso à cultura e aos seus mecanismos de fomento, incentivo, formação, desenvolvimento, qualificação e aperfeiçoamento nas diversas áreas artísticas e culturais, contribuindo para o fortalecimento e a profissionalização do mercado de produção cultural e artística do estado, visando à ampliação das redes e das ações, bem como a distribuição descentralizada de recursos entre os diversos setores da cultura.
Programas são desenvolvidos pela FCS na Promoção e Difusão Cultural; Fomento dos Espaços Culturais; Promoção e Difusão Cultural; Produção de Espetáculos dos Corpos Artísticos; Modernização e Preservação da Infraestrutura Cultural; entre muitas outras atividades fazem da Fundação Clóvis Salgado uma entidade de excelência, que há décadas é reconhecida nacionalmente como referência e uma das mais importantes fundações culturais do Brasil.