Buscando a troca de saberes e a ampliação de repertórios culturais, a experiência da visitação escolar no Palácio da Liberdade tem início com o Encontro com Educadores: ampliando repertórios culturais. Nesse encontro, dividido em duas etapas, professores e demais educadores são instrumentalizados para protagonizar a mediação da visita escolar.  A presença nas duas etapas do encontro é indispensável para o agendamento da visita escolar. A visita é destinada à turmas a partir do Ensino Fundamental I.

A primeira etapa acontece no período da manhã, das 8h às 12h, no auditório do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA-MG (Rua Aimorés, n. 1697, 1º andar, Lourdes). Os educadores vivenciam dinâmicas que sensibilizam, estimulam e valorizam a apropriação da cidade, o diálogo com os conceitos da educação para o patrimônio e a reflexão sobre a memória individual e coletiva. O material educativo distribuído possibilita que os educadores criem ou escolham eixos temáticos propositivos para leituras do Palácio da Liberdade e de seu acervo. Independente de quais disciplinas ministrem, o material serve de apoio não só para a mediação da visita, mas, também, para o uso na pré e na pós-visita escolar.

Já a segunda etapa acontece no Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/n, Savassi), das 14h às 16h, onde é realizada uma ambientação anterior à visitação escolar. O enfoque é na prática da mediação, uma vez que os próprios educadores serão os protagonistas das visitas com  seus alunos. A ideia é fazer do Palácio da Liberdade, e da relação dele com o entorno e com a cidade, um lugar de aprendizagens culturais, onde conteúdos transversais e variados possam ser descobertos ou redescobertos durante a visita.

Um certificado de participação será emitido ao final do “Encontro com Educadores: ampliando repertórios culturais”.

O educador só  poderá visitar o local com seus alunos se participar dos dois dias de Encontro, integralmente.

INFORMAÇÕES GERAIS
O quê? Encontro com Educadores
Onde? Auditório do IEPHA/MG (Rua Aimorés, n. 1697, 1º andar, Lourdes)
Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários)
Quando? 31/01 (quinta-feira), das 08h às 12h e das 14h às 16h