25 ANOS DE HISTÓRIA

Cool Timeline

2018
2018

1993

A nossa história começa com a fundação da Associação dos Patronos do Palácio das Artes - APPA.

2018

1993 – 1996

Participamos do projeto de 25 anos da Fundação Clóvis Salgado e da Revitalização e Recuperação de diversos espaços da FCS.

2018

1997

Viabilizamos a reconstrução do Grande Teatro do Palácio das Artes após o incêndio e trabalhamos na implantação da Serraria Souza Pinto.

2018

1999

Foram iniciados os estudos para qualificação da APPA como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

2018

2000

Acompanhando várias mudanças no mundo, alteramos nossa denominação social para Associação Pró-Cultura Palácio das Artes. Além disso, formulamos um novo estatuto fundado no Marco Legal do Terceiro Setor e nos qualificamos como OSCIP Federal nos moldes da Lei 9790.

2018

2001

Assinamos o Termo de Convênio de Cooperação Mútua com o Palácio das Artes.

2018

2006

Realizamos o projeto da Arte Italiana do MASP, projeto que viabilizou a implantação da Casa FIAT de Cultura em Belo Horizonte.

2018

2009

Realizamos o Festival de Arte Negra (FAN) em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, em Belo Horizonte.

2018

2010

Reformulamos nosso estatuto, alteramos nossa denominação social para Associação Pró–Cultura e Promoção das Artes e realizamos o Festival Internacional de Teatro (FIT).

2018

2011

Trouxemos para Belo Horizonte o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ).

2018

2012

Realizamos uma parceria com a BHTrans, que, em dois anos, nos levou a atingir 424 colaboradores.

2018

2014

Realizamos o Concertos pela Cidade, projeto incentivado por mecanismos da Lei Rouanet.

2018

2016

Assinamos os Termos de Parceria com a Fundação Clóvis Salgado, Diretoria de Programação (DIPRO), Diretoria de Produção Artística (DIART) e Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART).

2018

2017

Assinamos o Termo de Parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA (Palácio da Liberdade e Fazenda Boa Esperança), o Termo Aditivo aos Termos de Parceria com a Fundação Clóvis Salgado (DIPRO, DIART e CEFART) e os novos Termos de Parceria com a Fundação Clóvis Salgado (DIPRO, DIART e CEFART).

2018

2018

Em comemoração aos 25 anos, trabalhamos no reposicionamento, trazendo uma nova apresentação, APPA – Arte e Cultura, uma nova identidade visual e o mesmo comprometimento com a realização artístico e cultural de sempre. A assinatura do aditivo ao Termo de Parceria IEPHA marca o momento.

MISSÃO

Contribuir para com uma sociedade mais justa e inclusiva, tendo a cultura como catalisadora na construção da cidadania.

VISÃO

Tornarmo-nos referência nacional em soluções de inclusão cultural. Sermos líderes na construção da nova economia da cultura.

VALORES

Ética como princípio inalienável. Transparência. Humanismo como prática em todos os processos.

A atuação da APPA abrange:

  • Desenvolvimento de projetos para ações culturais e artísticas;
  • Divulgação de ações culturais, educativas e artísticas;
  • Assessoria na captação de recursos e/ou promoção de atividades de cunho cultural, além da prestação de serviços de elaboração de projetos e de gestão;
  • Gestão, cogestão e manutenção de espaços culturais e equipamentos públicos e privados;
  • Produção de publicações, de produtos, de serviços, de espaços virtuais e de conteúdos multimídia, além da divulgação e da promoção institucional da organização e/ou de projetos;
  • Estímulo de políticas públicas que apoiam projetos sociais;
  • Promoção da cultura, defesa e conservação do património histórico e artístico;
  • Defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável;
  • Prestação de serviços no âmbito de sua atuação para entidades, órgãos e empresas que tenham interesse em fortalecer atividades de responsabilidade social, cultural, esportiva e de meio ambiente;
  • Promoção e realização de congressos, seminários, simpósios, conferências, cursos e outros eventos, diretamente ou através de parcerias;
  • Promoção de capacitação técnica de jovens e adultos objetivando atender demanda por mão de obra qualificada nas áreas de atuação da associação;