25 ANOS DE HISTÓRIA

Cool Timeline

2018
2018

A Associação Pró Cultura e Promoção das Artes (APPA) é uma entidade do Terceiro Setor, de fins não econômicos, dedicada à cultura, ao Património Cultural, e às diversas linguagens artísticas. Foi fundada em 04 de fevereiro de 1993, sob o nome de Associação dos Patronos do Palácio das Artes. Nesse período havia necessidade premente de órgãos privados que auxiliassem na mobilização de recursos para suporte às atividades do aparelho cultural público, na época, o Palácio das Artes.
2018

No ano de 1999, por determinação do Ministério Público de Minas Gerais, houve a saída das entidades de amigos das instalações do Palácio das Artes e, na sequência da vigência da lei 9790/99 (Lei das Oscip’s), houve alteração estatutária com modificação na denominação social para Associação Pró-Cultura Palácio das Artes.
2018

Em 2005, por não aderência ao partidarismo político, a APPA teve sua atuação junto ao Palácio das Artes cerceada, o que culminou na diversificação de suas atividades, até então bastante limitadas ao poder público, e na composição de novas parcerias, dentre elas, merece destaque a parceria com a Fiat, que viabilizou a implantação da Casa Fiat de Cultura.
2018

Para o cumprimento de suas finalidades, a APPA observa os princípios da legalidade, da legitimidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da economicidade, da razoabilidade, da eficiência e da eficácia.
2018

Tem por objetivo promover iniciativas culturais que contribuam para o desenvolvimento socioeconòmico local, regional e nacional, e que colaborem com os programas, com a manutenção e com a gestão de organizações públicas e/ou privadas, regendo-se pela legislação em vigor e pelo seu Estatuto.
2018

Em 24 anos de atuação, a APPA já desenvolveu, gerenciou e executou quase duas centenas de projetos artístico-culturais. A Organização já operou com sucesso os diversos mecanismos de financiamento à cultura, como Leis de Incentivo à Cultura, Fundos Culturais, Convénios, Termos de Parceria (TP’s), Termos de Ajustamento de Conduta (TAC’s), Patrocínios não incentivados, entre outros.
2018

A APPA se diferencia no mercado por sua expertise, por seu foco na qualidade, no cliente, e no atendimento pleno às exigências legais.

MISSÃO

Contribuir para com uma sociedade mais justa e inclusiva, tendo a cultura como catalisadora na construção da cidadania.

VISÃO

Tornarmo-nos referência nacional em soluções de inclusão cultural. Sermos líderes na construção da nova economia da cultura.

VALORES

Ética como princípio inalienável. Transparência. Humanismo como prática em todos os processos.

A atuação da APPA abrange:

  • Desenvolvimento de projetos para ações culturais e artísticas;
  • Divulgação de ações culturais, educativas e artísticas;
  • Assessoria na captação de recursos e/ou promoção de atividades de cunho cultural, além da prestação de serviços de elaboração de projetos e de gestão;
  • Gestão, cogestão e manutenção de espaços culturais e equipamentos públicos e privados;
  • Produção de publicações, de produtos, de serviços, de espaços virtuais e de conteúdos multimídia, além da divulgação e da promoção institucional da organização e/ou de projetos;
  • Estímulo de políticas públicas que apoiam projetos sociais;
  • Promoção da cultura, defesa e conservação do património histórico e artístico;
  • Defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável;
  • Prestação de serviços no âmbito de sua atuação para entidades, órgãos e empresas que tenham interesse em fortalecer atividades de responsabilidade social, cultural, esportiva e de meio ambiente;
  • Promoção e realização de congressos, seminários, simpósios, conferências, cursos e outros eventos, diretamente ou através de parcerias;
  • Promoção de capacitação técnica de jovens e adultos objetivando atender demanda por mão de obra qualificada nas áreas de atuação da associação;

ACESSE NOSSOS 

DOCUMENTOS