O8 DE MAIO: DIA NACIONAL DO TURISMO

Para comemorar a importante efeméride, nada melhor do que falar do Circuito Liberdade, um dos principais atrativos turísticos de Minas Gerais, que tem registrado recordes de público

Palácio da Liberdade – Crédito: Divulgação

A data é nacional: Dia do Turismo e foi criada em homenagem ao Parque Nacional da Iguaçu, por meio da Lei n° 12.625, que entrou em vigor durante o governo de Dilma Rousseff. Para comemorar a importante efeméride, nada melhor do que falar do Circuito Liberdade, um dos principais atrativos turísticos de Minas Gerais, que tem registrado recordes. Em 2022, foram 2.765.909 visitantes (833.463 virtuais e 1.509.942 presenciais) nos diversos equipamentos culturais, segundo levantamento do próprio Circuito Liberdade.

O Palácio da Liberdade e o Palácio das Artes são dois desses equipamentos com atuação da da APPA – Arte e Cultura a partir de 1993, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, gestora dos espaços do Circuito desde o ano passado. No último ano, o Palácio da Liberdade ganhou protagonismo ao abrir seus portões ao público em dezembro. Um dos principais cartões-postais da cidade é hoje um centro cultural com apoio de logística e programação por parte do Educativo e Receptivo da APPA, que mantém uma equipe de colaboradores no espaço.

Imagem: CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais (Créditos Poly Acerbi)
Imagem: Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart (Crédito: Poly Acerbi)
Imagem: Centro do Patrimônio Cultural Cemig (Crédito: Poly Acerbi)

“Eu felicito todos os profissionais que trabalham direta e indiretamente para o turismo em nosso Estado. Eu sinto agradecido por poder contribuir com esse movimento de geração de economia, de evolução cultural, de criação de postos de trabalhos em Minas, através de parcerias que a APPA mantém com os aparelhos do Circuito Liberdade, com o Palácio das Artes, do qual a APPA é parceira há quase 30 anos, e agora com projetos que vão ressignificar, requalificar e estruturar o turismo também na região Norte, candidatos a Patrimônio da Humanidade, que são a fortaleza de Macapá e o forte de Rondônia”, afirma Xavier Vieira, presidente da APPA.– Arte e Cultura.

Para quem não sabe, o Dia Nacional do Turismo nasceu em 1916, quando o então governo do Paraná solicitou à União a desapropriação das áreas no entorno das Cataratas do Iguaçu, criando um dos maiores parques (e atrativos) do país. Até 2022, a área de preservação tinha recebido 1,4 milhão de pessoas, também um recorde histórico. Passados 107 anos, o turismo cresceu em relevância em todo o país e hoje representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB), que, em resumo, é a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil.

Imagem: Museu Inima de Paula (créditos: Divulgação)
Imagem: Casa Funarte Liberdade (Créditos: Divulgação)
Imagem: Serraria-Souza-Pinto (Créditos: Divulgação)

Em Minas Gerais, o turismo deslanchou pós-pandemia. O Estado registrou a maior participação no PIB brasileiro das duas últimas décadas. E, segundo dados do IBGE, Minas já é a segunda unidade da federação em crescimento de atividades turísticas. Segundo levantamento do Observatório de Turismo de Minas Gerais, ferramenta da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) que monitora o turismo no Estado, 36% das pessoas que visitam os atrativos mineiros têm como motivação o turismo histórico-cultural.

Texto: Paulo Campos

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos